Estágio

Enade foi cansativo, afirma estudantes

  Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques

Na tarde deste domingo, 25, foi realizado o Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. No Brasil aproximadamente 587,3 mil acadêmicos concluintes de diversos cursos de cerca 1.8 mil instituições de ensino superior participaram da realização da prova. No Tocantins as provas aconteceram com tranquilidade em todo estado, apesar de alguns contratempos e muitas reclamações.

O exame é obrigatório para a liberação do diploma universitário, já que o exame é um componente curricular da graduação. O Ministério da Educação - MEC utiliza o teste para ajudar a avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares do Brasil. O exame durou cerca de quatro horas. Mas muitos saíram da prova cerca de 15, 20 minutos após o inicio do mesmo, devido a não obrigatoriedade de responder o exame. Para muitos acadêmicos as provas foram extremamente extensas, com cerca de quatro redações, além das questões objetivas.

Transtorno com o horário, esquecimento do local de prova e sem canetas pretas. Essas foram as principais dificuldades encontradas pelos acadêmicos em Palmas – Tocantins. Muitos se confundiram as regras do edital e acabaram também chegando a poucos segundos do fechamento dos portões.

Este ano participaram das provas apenas os acadêmicos com 80% da carga horário do curso concluído ou com expectativa de colar grau até 31 de julho de 2013. Assim, o MEC dispensou os estudantes que ingressaram na matrícula de 2012, devido à greve nas universidades federais.

Os cursos selecionados da Universidade Federal do Tocantins - UFT para a realização da prova foram: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social e Direito (Câmpus de Palmas) e o curso de Logística do Câmpus de Araguaína. A acadêmica de Jornalismo da UFT, Fernanda Veloso, afirma que o exame foi cansativo e desnecessário. “É difícil imaginar alguma contribuição para vida profissional tendo em vista que as perguntas foram em totalidade realizadas sobre teorias, que como o próprio nome já diz são hipóteses sobre a prática”, complementa a estudante.

Enade - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, segundo o MEC, avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

Para a acadêmica Fernanda é o mesmo critério utilizado no vestibular tradicional. “O mesmo não serve de critério avaliativo, em 35 perguntas como avaliar 4 anos de formação? Já somos avaliados no decorrer desses anos”, conclui a estudante de Jornalismo. 

Segundo o MEC, as provas e os gabaritos do Enade 2012 deverão ser divulgados pela página do Inep na próxima quarta feira, 28/11. Até 25 de dezembro de 2012, será aberto o acesso eletrônico ao relatório dos estudantes em situação regular junto ao Enade 2012, o que permitirá às instituições registrarem no histórico escolar do estudante a sua situação.

Leia sobre: EnadeEnade 2012Estudantes
TWITTER