A partir de agosto a Seduc – Secretaria de Estado da Educação e Cultura, em parceria com a Polícia Militar do Tocantins, oferecerá três cursos nas modalidades EMI – Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e PROEJA. Os cursos iniciais serão Técnico em Informática com ênfase em redes, Técnico em Instrumentos Musicais e Técnico em Trânsito com ênfase em educação. A aula inaugural está prevista para acontecer no dia 17 de agosto, às 19h, no auditório do QCG – Quartel do Comando Geral, da Polícia Militar, em Palmas.
Inicialmente os referidos cursos funcionarão no Centro de Ensino da Polícia Militar e posteriormente será transferido para a sede definitiva, que será construída, em Palmas, na quadra 1102 Sul, com recursos federais, Além de Palmas, será construído também o Centro de Educação Profissional em Arraias, Gurupi e Araguaína.
“Ciente da importância desta parceria entre a Secretaria Estadual da Educação e Polícia Militar temos a convicção do profissional que temos que formar, na certeza que por meio da política filosófica-pedagógica que norteia nossas ações docentes estaremos ao longo de nosso trabalho, preparando nossos educandos para que, de modo bem peculiar construam seus saberes”, disse a gerente de Educação Profissional, Rosana Barreto Amorim.
A previsão para Palmas é iniciar com cinco turmas nos períodos vespertino e noturno. Pela tarde serão as turmas de Música e Informática e, à noite Música, Informática e Trânsito.
Para Arraias o início das aulas está previsto para acontecer em janeiro de 2010 com as turmas de Enfermagem, Música e Informática. Em Gurupi e Araguaína, o início dos cursos depende da liberação dos terrenos para construção dos centros.
“É uma parceria que a Seduc decidiu abrir espaço dentro dos quartéis, por acreditar na seriedade e compromisso da Polícia Militar. Esses novos cursos estão dentro dos propósitos da Secretaria em relação a educação profissional. Além disso, é também uma resposta ao momento atual que o Brasil vive economicamente, criando-se uma mobilidade social de forma precoce, em que esses jovens estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho e com um diferencial, que é o conhecimento adquirido”, frisou o sub-secretário, José Cleuton Batista.
Para os interessados em se inscrever nos cursos que serão ofertados em Palmas, o agendamento do período das matrículas ocorrerá de 05 a 06 de agosto, na Unidade de Ensino da Polícia Militar.
Os Centros de Educação Profissional que serão construídos dentro das unidades da Polícia Militar terão 12 salas de aula com 60m², sete laboratórios (Música, Química, Física, Informática, Matemática, Línguas e Biologia), auditório com capacidade para 200 pessoas, biblioteca equipada com 20 computadores, quadra poliesportica coberta, com arquibancada para 360 pessoas e vestiários, praça de alimentação, sala para Grêmio Estudantil, estacionamento interno com capacidade para 40 veículos e palco para shows e apresentações.
“Em nenhum momento trabalhamos sozinhos, esse projeto é sólido, consistente, que veio para ficar. O nosso projeto de laboratório de música foi o primeiro a ser apresentado no Ministério da Educação e provavelmente o MEC utilizará ele como padrão no país”, disse o coronel Clóvis Alves de Souza, Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM.
Ao todo para a construção dos Centros de Arraias e Palmas, que já possuem o terreno, serão investidos R$ 36 milhões.
Maiores informações pelos telefones 3218 – 6144 e 3218 – 6100, na Gerência de Educação Profissional da Seduc