Entre os dias 12 e 17 de julho, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) será a sede dos Jogos das Instituições Federais de Ensino (JIF 2009). A competição vai reunir cerca de 1.100 pessoas, entre alunos e técnicos de 24 delegações de norte a sul do país, num total de 16 estados. Esta é a segunda edição dos Jogos - a primeira foi realizada no ano passado, no Ceará.
“É uma grande satisfação para o Ifes receber os grandes atletas da Rede Federal de Educação Profissional. Além de ser um celeiro de onde saem profissionais, o evento é um ótimo momento de troca de experiências e interação entre os alunos”, afirma Danilo Abdalla Guimarães, professor do Campus Vitória e coordenador dos Jogos. “Esse tipo de contato e conhecimento é muito rico, tanto para o crescimento profissional quanto para o crescimento pessoal dos alunos.”
“Os jogos demonstram que as escolas da rede federal formam não só mão-de-obra qualificada, mas cidadãos em toda sua plenitude”, observa Alexandre Vidor, coordenador de supervisão da rede federal, que representará o MEC na abertura do evento, neste domingo, 12, no campus Vitória.
Os jogos vão acontecer no período de 13 a 17 de julho, nas dependências do Ifes. Somente a modalidade vôlei de praia será realizada em ambiente exterior. As partidas serão abertas ao público. Competem no JIF as instituições que foram vencedoras nas fases regionais, como a equipe de handebol feminino do Ifes (foto), um dos destaques. No total, serão dez modalidades: atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. Haverá equipes masculinas e femininas.
Além dos jogos, uma programação cultural com cinema e apresentações de bandas locais foi planejada para as noites dos atletas. A realização dos jogos integra as comemorações dos 100 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.