Socioeducandos são preparados para o mercado no Tocantins

 
Reinserir no mercado de trabalho adolescentes capacitados profissionalmente, aptos a contribuir com o desenvolvimento da sociedade tocantinense. Este é um dos principais objetivos dos cursos oferecidos pela Secretaria de Defesa Social do Estado à adolescentes em conflito com a lei, socioeducandos do Sistema Socioeducativo do Estado.

A partir desta terça-feira, 2, adolescentes com idades entre 13 e 18 anos, internos no Centro de Internação Provisória – CEIP/Sul, em Gurupi, participam de um curso profissionalizante de Mecânica de Motos do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico .De acordo o Diretor Adjunto do Departamento de Proteção dos Direitos Humanos e Sociais da Secretaria de Defesa Social, Hélio Marques, as aulas serão ministradas em parceria com empresas do Sistema S (Senai, Senac) e Instituto Federal do Tocantins – IFTO. “Nossa meta é devolver o adolescente para o convivo social com capacidade para contribuir de forma positiva para com o desenvolvimento da sociedade”, afirmou.

A primeira turma do CEIP/SUL no Pronatec conta com 17 alunos, que vão cumprir uma carga horária de 300 hora/aula. Os próximos cursos serão realizados em Palmas, no Centro de Atendimento Socieducativo – Case

Outros cursos
A partir do segundo semestre de 2013, serão oferecidos cursos de gesseiro, pedreiro, pintor de obras, serigrafia, dentre outros. Segundo o diretor, as capacitações oferecidas obedecem a uma pesquisa de demanda realizada pela Secretaria de Defesa Social junto aos internos para avaliar as necessidades e a realidade de cada socioeducando. “Procuramos atender às necessidades dos jovens para reinseri-los na sociedade mais preparados do que quando entraram no CEIP, oportunizando melhores condições de vida, inclusive para sua família”, pontua.

Ao término dos cursos e do cumprimento das medidas socioeducativas, a Secretaria vai promover ainda um trabalho de auxilio à inserção do menor ao mercado de trabalho.

Sistema socioeducativo no TO
Atualmente o sistema socioeducativo tocantinense conta com oito unidades, sendo três Centros de Internação Provisória Masculinos; um Centro de Internação Provisória Feminino; três Unidades de Semiliberdade nas regionais de Palmas, Araguaína e Gurupi; e um Centro de Atendimento Socieducativo – Case. Segundo a Secretaria de Defesa Social, atualmente 123 menores cumprem medidas socioeducativas no Tocantins. A capacidade total do sistema é atender 181 adolescentes.

Sobre o Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Este é o primeiro ano em que o Tocantins executa cursos por meio do Programa no sistema socioeducativo.

TWITTER