Neste primeiro de maio, Dia do Trabalho, os números de atendimento do Serviço Nacional de Emprego (Sine), ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social, apontam para um aumento nos trabalhadores com carteira assinada colocados no mercado de trabalho no Tocantins.
De acordo com os dados da entidade, em 2012 foram quase 120 mil pessoas atendidas nos nove postos de serviço espalhados em oito municípios do Estado. O Sine possui duas sedes na capital, além de postos em Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Araguatins, Paraíso, Dianópolis e Guaraí. Conforme a subsecretária do Trabalho e Assistência Social, Marisa Sales, “o objetivo maior do Sine no Estado é colocar o maior número de tocantinenses no mercado de trabalho”.
Desta forma, segundo a gestora, a entidade vem cumprindo seu papel em encaminhar trabalhadores desempregados a novos postos de trabalho. No ano passado, segundo o Sine, foram captadas mais de 40 mil vagas de empregos em todo o Tocantins. Somente nos quatro primeiros meses de 2013, um número superior a 10 mil vagas foram cadastradas nos centros do Serviço.
Das vagas captadas, boa parte foram ocupadas por trabalhadores encaminhados pelo Sine.
O Vitrine recebeu em 2013 a quantidade de 55.576 leituras nas vagas do Sine Tocantins |
No ano passado, foram colocadas 16.318 pessoas em novos postos de trabalho. Entre janeiro e abril deste ano, foram 5.085 carteiras assinadas, 68 a mais que o registrado no mesmo período de 2012. “Temos que fazer a intermediação e ir atrás das empresas para depois encaminharmos os trabalhadores cadastrados”, explicou Marisa Sales.
Maiores centros e capacitação
Palmas e Araguaína, as maiores cidades do Estado, da mesma forma são os maiores postos em número de atendimentos e encaminhamentos de trabalhadores do Sine, representando mais de 40% dos atendimentos no Tocantins. Na capital, os dois postos de atendimento do Serviço Nacional de Emprego atendem a uma demanda de quase 40 mil pessoas (dados de 2012), enquanto Araguaína chegou a atender 34.712 trabalhadores. Destes, foram empregadas mais de nove mil pessoas.
Além dos serviços de direcionamento e encaminhamento de trabalhadores ao mercado de trabalho, a subsecretária do Trabalho e Assistência Social do Tocantins explicou que o Sine ainda oferece outros serviços como cursos de capacitação profissional em suas sedes, ou em parceria com empresas cadastradas, ajuste e impressão de currículo, além de emissão de carteira de trabalho e seguro desemprego. “Através do portal Mais Emprego possibilitamos que o trabalhador, de forma fácil, solicite a impressão de seu currículo, consulte sua solicitação de seguro desemprego, entre outras possibilidades”, disse.
Para Diego Brito de Sá, que está há dois anos e meio desempregado, o Sine é uma alternativa para o esperado retorno ao mercado de trabalho. Ele informou que vai periodicamente ao posto do Sine em Palmas para acompanhar o andamento de seu currículo. “Palmas é uma cidade nova e tem muito mercado para a gente entrar. Tem sido complicado. Espero que a qualquer hora haja uma vaga e eu seja chamado”, completou esperançoso. ( ATN)