Dentro da programação da VIII Feira de Negócios e Agronegócio de Colinas do Tocantins e Região (Fenecol) foi apresentado aos produtores e interessados, o Projeto de Ação e Melhoramento Genético do Rebanho Tocantinense. A palestra foi ministrada pelo secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, às 19 horas, no Parque de Exposição Agropecuária Noir Inácio de Oliveira Newton.
De acordo com Padua, o Estado do Tocantins vem se destacando nacionalmente pelo forte desempenho no setor agropecuário com destaque para o rebanho bovino, que hoje totaliza oito milhões de cabeças. Dentre as tecnologias utilizadas para o incremento da produção e da produtividade dos rebanhos pecuários, a Seagro tem disponibilizado aos produtores tocantinenses matrizes e reprodutores geneticamente melhorados, além de biotecnologias reprodutivas. Sua finalidade é a multiplicação de caracteres desejáveis como a produção de carne e leite, através de animais superiores. O custo fica em torno de R$ 30 por animal para inseminação.
As ações do Projeto neste ano tiveram início no mês de fevereiro, atendendo propriedades cadastradas das regiões: Central, Sudeste, Norte e Bico do Papagaio. A meta da Secretaria é realizar cinco mil procedimentos de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo) em 2013.
Ainda segundo o secretário executivo, o programa está sendo bem aceito pelos produtores, principalmente pelos benefícios, pois além de aumentar a produtividade, existe uma melhor qualidade genética, aumentando assim a produção do leite. “Nós estamos apostando muito neste projeto, porque sabemos que usando as técnicas necessárias, vai facilitar a vida do produtor e melhorar sua renda”, ressalta.
Alcance
Para participar do projeto o produtor deve entrar em contato com a Seagro ou com o Ruraltins e apresentar comprovantes de vacinação do rebanho e de exames. Fornecer o peso, a idade das matrizes e as condições sanitárias e nutricionais do rebanho.
Levantamento
Na ocasião, também foi apresentado o resultado de uma pesquisa feita com 204 produtores, com média de 77 variáveis. O estudo foi realizado pela Seagro em 2010, em parceria com a Adapec, e mostrou, dentre outros aspectos, que 55,39% dos produtores têm de 50 anos e que 40,20% concluiu apenas a 1º fase do ensino fundamental. Destes, apenas 26,96% participam de algum Associativismo ou Cooperativismo.
Feira
A Fenecol também conta com exposição de produtos e serviços, palestras, oficinas e rodadas de negócios, além de desfile de moda e o 5º Festival Cultural de Colinas e região, promovido pela Prefeitura Municipal. A oitava Fenecol que teve início na última terça-feira, dia 18, prossegue até sábado, dia 22. ( Tatielle Mello - Ascom/Seagro)