A deputada federal Nilmar Ruiz (DEM) disse hoje (16/09), durante sessão da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que a Fundação Universidade do Tocantins já atendeu grande parte das exigências feitas pelo Ministério da Educação (MEC) nos termos de ajuste de conduta para os cursos de educação a distância da instituição.
Segundo Nilmar, que é vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Educação a Distância da Câmara dos Deputados, o governador de Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, determinou ao reitor da Unitins que regularizasse os convênios, o que foi feito, segundo a deputada, no final da tarde desta terça-feira (14/09).
Pelo novo contrato, explicou a deputada, a Unitins voltou à condição de contratante, restabeleceu seu papel de instituição de ensino com controle acadêmico e pedagógico, bem como vai alterar a redistribuição dos recursos oriundos do pagamento das matrículas e mensalidades.
Ela pediu que o MEC recredencie a Unitins e que autorize a realização de vestibular em 2010 para que a instituição possa continuar as atividades e, assim, cumprir a o restante do termo de ajuste. A retomada das atividades da instituição, observou, vai tranquilizar os alunos de todo o Brasil que estão matriculados na universidade. Ela ressaltou que a Justiça já autorizou parcerias e cobrança de mensalidades para manutenção dos serviços.