O Ministério da Educação (MEC) já definiu a data do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em 2008. A prova será aplicada no dia 9 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília).
A participação no Enade é decidida por um sorteio realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que separa estudantes entre ingressantes e concluintes das instituições de ensino superior. Quem foi sorteado tem comparecer ao local de prova. Caso não realize o exame, poderá ter o diploma retido.
Este ano serão avaliadas as áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.
Também serão analisados os cursos superiores de tecnologia em: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.
O Inep enviará às instituições de ensino, até o dia 1º de agosto, as instruções e os instrumentos necessários para cadastrar os alunos convocados. O prazo para esse cadastramento vai até 31 de agosto. Até o dia 26 de setembro, sai a lista dos alunos selecionados para o Enade e, até o dia 20 de outubro, os locais das provas.
Quem foi convocado e não fez o Enade nas edições anteriores poderá regularizar sua situação. As instituições de ensino devem inscrever estes estudantes de 2 a 20 de junho deste ano.
Os alunos que não forem selecionados na amostra definida pelo Inep poderão participar do Enade 2008 como voluntários. As instituições devem informar a opção dos estudantes até o dia 3 de outubro.
Fonte: G1