Os alunos brasileiros que representarão o país na 14ª Olimpíada Ibero-americana de Física (OlbF), já estão selecionados para este evento internacional, que acontecerá do dia 27 de setembro à 03 de outubro no Chile.
A equipe brasileira é formada por dois alunos da cidade de São Paulo; Caio A. Oyama do Colégio Etapa, Luana Benedetto de Assis do CEFET-SP e outros dois alunos da cidade de Fortaleza-CE; Rodrigo Rolim Mendes de Alencar do colégio Farias Brito e Pedro Ricardo Pereira Távora do colégio Ari de Sá.
A OlbF é uma competição de alto nível destinada a alunos do ensino médio e é organizada por sociedades cientificas com objetivo de estimular o estudo da física e o progresso de jovens talentosos. Além da amizade entre os países participantes.
A edição 2009 é organizada pela Sociedade Chilena de Física e patrocinada pelo Ministério da Educação, Universidade Andrés Bello, Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia, Universidade de Talca e pela Comissão Chilena de Energia Nuclear.
“Os selecionados para a OlbF participam do programa que a Sociedade Brasileira de Física (SBF) desenvolve, com os estudantes do Ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”. explica o Prof Dr Euclydes Marega do Instituto de Física da USP de São Carlos(SP)
O atual Presidente da Comissão da OBF (Olimpíada Brasileira de Física) é o Prof José David Mangueira Viana, sendo que o site da Sociedade Brasileira de Física está disponível aos interessados - www.sbfisica.org.br