Tocantins

Concurso valoriza identidade cultural do Mercosul

As secretarias da Educação de todo o país têm até 10 de setembro para receber as inscrições para o concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul 2008, com o tema "Lagos, Salares e Culturas na Rota do Sol". Podem participar estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas nascidos nos anos de 1991 e 1992, da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. No Tocantins, as inscrições devem ser entregues na sede da Seduc – Secretaria da Educação e Cultura, na Assessoria Técnico-Pedagógica.

Os estudantes deverão apresentar um trabalho original e individual sobre os seguintes subtemas: O altiplano: um espaço complexo e diverso; O lago Titicaca: berço de culturas. História, mitos e lendas; Entre salares e lagunas de cores: parques nacionais, meio ambiente e turismo; Potosí e Sucre: cidades de encontro intercultural.

Os trabalhos podem ter o formato de investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário (conto) e deverão possuir o mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas. Cada país deverá selecionar seis estudantes que, juntos, farão a viagem para conhecer a Bolívia. Os gastos dos alunos com transporte aéreo e terrestre nacional e internacional, hospedagem e alimentação serão custeados pelo SEM – Setor Educacional do Mercosul e pela OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Os vencedores ganharão uma viagem de 13 dias pela Rota do Sol para conhecer, entre outras belezas, o Lago Titicaca e cidades como La Paz, Sucre e Potosí.

O prêmio, promovido pelo SEM e pela OEI, tem como objetivo promover nas escolas do ensino médio uma consciência favorável à integração regional, estimular e fortalecer os vínculos entre os estudantes dos seis países do sul do continente latino-americano, ampliar os conhecimentos e o respeito à diversidade cultural.

Fonte: Portal CT

TWITTER