Educação Militar

Naturatins colabora na formação profissional de guardas metropolitanos

Técnicas de fiscalização e processos administrativos é uma das disciplinas do curso de fiscalização ambiental que acontece nesta terça-feira, 24, na sede da guarda metropolitana de Palmas. A Oficina que teve início no último dia 23 está sendo ministrada pelo diretor de Fiscalização do Naturatins, Hugo Carlos Parente, e propõe uma abordagem focada na legislação ambiental aliada às técnicas de fiscalização.

 

Com objetivo de capacitar 37 guardas para atuar na fiscalização ambiental na área urbana e áreas externas, como zona rural e adjacências de Palmas, o curso visa nivelar as informações dos profissionais que lidam com crimes ao meio ambiente, dando ênfase na formação não só de fiscais, mas de educadores ambientais.

 

De acordo com Leonidas Alves de Castro, gerente de fiscalização ambiental e transito da Guarda Metropolitana de Palmas, a intenção é despertar o profissional para uma conscientização ambiental voltada para a mudança de comportamento. Acrescentando que a expectativa é que, em 2010, o curso seja oferecido a todo o efetivo.

 

Para o guarda Gemp Luiz, o curso é relevante para a sua formação profissional na medida em que aprimora o conhecimento já existente trazendo mais respaldo técnico na hora de abordar os infratores. “Outro benefício é a agilidade dos atendimentos que trará ganhos também para a sociedade”, concluiu Luiz.

 

O diretor de fiscalização, Hugo Parente, se sente honrado em contribuir com a formação profissional desses agentes, uma vez que eles atuaram na prevenção e combate aos crimes ambientais.

 

O Instituto vai atuar novamente no próximo dia 2, com a participação da diretora de Monitoramento, Marissônia Lopes, que irá ministrar curso sobre contenção e manejo de animais silvestres.

As atividades do curso prosseguem durante toda a semana com data de encerramento prevista para o próximo dia 3, quando serão entregues os certificados. Nos próximos dias os participantes devem conhecer e aprimorar os conhecimentos acerca das leis de crimes ambientais, conceitos de poluição ambiental, manuseio de decibelímetro, impressão de dados coletados, abordagem e policiamento ambiental.

Fonte: Ascom/Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins

TWITTER