Graduação

UFT discute estágios e formação de professores para educação básica

Terá início, nesta quinta-feira (12), em Porto Nacional, no auditório do Centro Cultural Durval Godinho, a segunda etapa do Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Fepec) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento vai discutir as contribuições da Universidade para a formação de professores da educação básica e também estágios e currículos, terminando na sexta-feira (13).

Segundo a pró-reitora de Graduação da UFT, Isabel Auler, além das contribuições locais para as discussões, haverá a presença da coordenadora-geral de Formação de Professores da Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, professora Helena Costa Lopes de Freitas. "Ela tratará da formação dos professores para a educação básica e dos desdobramentos do currículo na Universidade", diz Isabel. A palestra da professora Helena versará sobre "Formação docente: possibilidades de inovações".

A pró-reitora destaca ainda que tem havido um grande debate sobre as licenciaturas e de como essa formação ocorre na Universidade, de como entende o professor que vai trabalhar e ensinar na educação básica. "Que currículo é esse que estamos pensando ou como a Universidade
contribui para esse debate? Qual é o currículo que a Universidade pensa e entende sobre ou para a formação do professor", enfoca Isabel, frisando que a palestra da professora Helena ocorrerá na parte da tarde desta quinta-feira.

Estágios - A discussão sobre estágios também pontuará o Fórum, com participação dos professores Evando Ghedin (Universidade do Estado do Amazonas - UEA) e Marilda Shuvartz Pasquali (Universidade Federal de Goiás - UFG). A discussão de novas metodologias e o adentrar da Universidade no campo da escola através dos estágios é o cerne da mesa-redonda com os dois professores. "A Universidade tem papel primordial em levar a discussão de novas teorias para a escola e, ao mesmo tempo, precisa entendê-la mais", diz a pró-reitora.

Participarão do Fepec em Porto Nacional professores dos campi de Porto Nacional, Arraias, Araguaína e Palmas, além dos discentes envolvidos no Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). A
programação completa do II Fepec, etapa Porto Nacional, pode ser conferida no site do Fórum, no endereço www.uft.edu.br/fepec.


 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS