Economia

Empresários dizem que as vendas de Dia dos Pais caíram esse ano



O Instituto Fecomércio, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou em Palmas, entre os dias 13 e 19 de agosto, a Sondagem de Vendas do Dia dos Pais 2014. A pesquisa foi feita em 102 empresas e apontou que para 50% dos empresários as vendas nesse ano diminuíram. A amostra foi colhida no comércio de rua (60,8%) e em shopping centers (39,2%). A forma de pagamento mais usada foi o cartão de crédito, seguido de cartão de débito e dinheiro.

Dos entrevistados, 8,8% consideraram igual ao ano passado o volume de vendas e 41,2% disseram que aumentaram suas vendas no período que antecedeu a data comemorativa. Grande parte dos empresários que acreditam que houve queda nas vendas expuseram que esse declínio foi em torno de 6 a 10%. Já do total que disseram ter tido aumento, 40% acham que o crescimento foi de até 5%, quando comparado ao ano passado.

Um dos aspectos bastante trabalhado pelos empresários foram as campanhas para fomento de vendas. 65,7% fizeram algum tipo de promoção, em sua grande parte, dando descontos especiais para seus clientes (61,8%). A loja Mr.Polo é um exemplo disso. A gerente da loja, Rayane Chaves Santos, explicou: “As vendas desse ano realmente caíram. Aqui na loja foi cerca de 20% a menos do faturamento do ano passado. Nós demos 20% de desconto para compras de peças da coleção nova durante o período do dia dos Pais, mas mesmo assim houve essa queda”.

58,8% dos empresários disseram também ter feito alguma ação publicitária. Segundo o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, é importante para a empresa ter um chamariz na hora de captar a atenção do consumidor. “O empresário deve investir em propaganda, promoções e uma vitrine atrativa para chamar a atenção do cliente. A competitividade é alta no varejo, por isso, esses tipos de ações acabam sendo um diferencial na hora do consumidor escolher em qual empresa irá efetivar sua compra”, expôs.

Com relação aos estoques, 59,8% afirmaram que o seu estoque de produtos estava maior do que em 2013. Já sobre a contratação de colaboradores, 82,4% responderam que não contrataram funcionários no período que antecedeu o dia dos pais e 74,5% relataram não ter o costume de fazer contratações temporárias.

(Camila Takahashi – Ascom Instituto Fecomércio Tocantins)

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