Consumidores devem redobrar cuidados com preços excessivamente baixos e sites que imitam grandes marcas, alerta Dra. Vanessa Albuquerque
A Black Friday 2024 se aproxima com uma estimativa de crescimento de 9% no faturamento do e-commerce em comparação com o ano passado, podendo alcançar R$ 9,3 bilhões, conforme dados da Neotrust.Confi. Contudo, o aumento das compras online também traz consigo a intensificação de golpes e fraudes, que miram consumidores menos atentos ou em busca de ofertas irresistíveis.
A advogada da Cone Sul Marcas e Patentes, Dra. Vanessa Albuquerque, alerta sobre o principal golpe do momento, sites que simulam grandes marcas com a identidade visual muito parecida para atrair clientes com descontos suspeitos. “O consumidor precisa estar atento a preços que destoam drasticamente da média e a plataformas que copiam a identidade visual de grandes redes, como a Magalu, mas apresentam nomes levemente alterados, como ‘Malagu’, por exemplo. Essa prática é comumente utilizada para iludir o consumidor e levar a compras inseguras,” explica.
Entre outros golpes recorrentes, destacam-se também sites que exibem depoimentos e imagens de bancos de fotos internacionais para simular credibilidade. “O uso de depoimentos de falsos compradores e imagens genéricas em sites desconhecidos é um sinal de alerta. Muitos consumidores se deixam convencer por essas táticas visuais, sem avaliar a procedência do vendedor”, orienta Dra. Vanessa.
Além dos sites fraudulentos, outras abordagens comuns incluem:
● Promoções falsas por SMS e WhatsApp: Mensagens com links maliciosos são enviadas para dispositivos móveis prometendo descontos incríveis. Essas mensagens geralmente utilizam links que podem comprometer a segurança dos dados do usuário.
● E-mails com cupons de desconto de remetentes suspeitos: Muitos cupons e ofertas que simulam empresas de renome podem chegar por e-mail de contas como “@gmail.com”, “@hotmail.com” ou “@terra.com.br”. Porém, empresas sérias utilizam domínios próprios para enviar comunicações promocionais.
● Perfis falsos nas redes sociais: Golpistas investem em anúncios e stories nas redes sociais para promover perfis falsos que imitam páginas de compra, muitas vezes com depoimentos de supostos clientes para dar uma impressão de segurança.
De acordo com a pesquisa da Opinion Box e da Dito, “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024’, a preferência do público ainda fica com o e-commerce (43%). Logo atrás aparecem as lojas físicas e e-commerce (39%), apenas lojas físicas (14%) e, por último, compras somente através do aplicativo da empresa ou WhatsApp (4%).
Considerando apenas o e-commerce, os cinco marketplaces mais visitados pelos consumidores foram: Amazon (55%); Shopee (45%); Mercado Livre (40%); Magazine Luiza (37%); e Americanas (28%). Com isso, a advogada aconselha: “No ambiente virtual, é fundamental verificar sempre a URL dos sites, desconfiar de preços muito abaixo do mercado e confirmar a autenticidade do vendedor por meio dos sites oficiais. Prevenção e cautela são as melhores defesas contra golpes nessa época do ano.”
Economia
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