Com o objetivo de buscar parceria, o secretário estadual da juventude, Joaquim Junior realizou ontem, 9, uma viagem a Brasília na qual visitou o Ministério do trabalho e emprego e a Secretaria nacional da juventude. Durante os encontros, foram discutidas novas metas para 2010 e buscado apoio para ações no estado do Tocantins.
Recebido pelo secretário nacional da juventude, Luiz de Sousa Cury, o secretário tocantinense expôs os desafios e as novas perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas da juventude nesta nova gestão. Além de colocar o governo do estado como parceiro do órgão federal.
Em clima de cordialidade, Cury ressaltou que a Secretaria Nacional de Juventude apoiará todas as iniciativas do Estado, assumindo o compromisso de atender às demandas regionais. Na oportunidade, também convidou Joaquim Junior para participar efetivamente da extensa agenda de 2010, com ações no cenário da juventude dentro e fora do país.
Já no Ministério do Trabalho e Emprego, Joaquim Junior foi em busca de aumento no numero de vagas do programa Projovem Trabalhador. Em 2009, foram oferecidas 4 mil vagas, atendendo 79 municípios. Em 2010, a intenção da Sejuv é atender 120 municípios com 6 mil vagas, duas mil vagas a mais. Na visita, foi protocolado o documento com o pedido destinado ao diretor do departamento de políticas de trabalho e emprego para a juventude – Renato Ludwig de Sousa.
Segundo o secretário estadual, os encontros foram de extrema importância para as ações desenvolvidas no Tocantins. “Foi muito importante esta visita, principalmente para colocar o Tocantins como parceiro destes órgãos, o que possibilitará a juventude de nosso estado, maiores chances de qualificação profissional e também de participar ativamente das políticas públicas”, ressaltou Junior.