Tocantins

Governo do Tocantins constitui Comissão Interinstitucional para o Observatório do Mercado de Trabalho no Estado

O Observatório do Trabalho é um instrumento de produção e disseminação de informação, estudos e análises sobre o mundo do trabalho. Foto - Luciano Dourado

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove nesta terça-feira, 13, uma reunião técnica para composição da Comissão Interinstitucional do Observatório do Mercado de Trabalho do Tocantins. O evento teve início às 9 horas e prosseguiu até às 12h, na sala de reuniões do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Palmas.

O objetivo da comissão é compartilhar e aprimorar as informações inerentes ao mercado de trabalho no Tocantins, com os setores estratégicos de geração de trabalho e emprego.

“A Comissão inaugura um marco referencial para as tratativas de trabalho, emprego e renda da Setas. Temos uma demanda alta e cada instituição, aqui representada, tem um peso bastante significativo; estamos unindo forças para que o Estado caminhe em uma mesma direção e possamos, a partir destes dados e pesquisas relevantes e compartilhadas, deslanchar consideravelmente nos próximos anos”, destacou a secretária executiva da Setas, Alessandra Camargo.

As instituições, a que a Secretária Executiva faz referência, são diversos órgãos e instituições públicas estaduais e federais, que indicaram representantes e estiveram presentes à reunião, como a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Câmara dos Diretores Lojistas de Palmas (CDL), Federação da Indústria e Comércio do Tocantins (Fecomércio), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Serviço Social da Indústria (SESI), Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Serviço Nacional de aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O superintendente do Trabalho, José Alberto (Gordo), explicou que a Comissão Interinstitucional é uma iniciativa do Observatório do Trabalho da Setas, e busca trazer todas as instituições do Estado que têm influencias diretas na questão da criação de Trabalho, Emprego, Renda, Qualificação e Informação, para subsidiar as políticas públicas.

Presente à reunião, o superintendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, falou sobre a importância da Comissão. “Necessitamos de dados precisos e confiáveis para que possamos retratar com fidedignidade uma realidade, para que consigamos montar um cenário e possamos atuar de maneira precisa em relação às políticas públicas, tanto no aspecto público como no privado. Esse Comitê é de suma importância por reunir as pessoas que produzem e que utilizam essas informações de modo constante”, ressaltou.

O gerente geral da CDL/Palmas, Siges Leal, disse que é muito importante para o órgão fazer parte da Comissão. “Estamos na ponta, ligados direto aos lojistas e sabemos da dificuldade para contratações, e esta iniciativa do Sine de criação da comissão para fazer levantamentos, avaliar e direcionar cursos técnicos voltados para essas áreas mais precisadas parece ser mais assertiva”, pontuou ele.

Já a coordenadora de Extensão e Desenvolvimento Social da Unitins, Laiza Gisele, disse que os alunos extensionistas já têm um pouco da vivência do que vão atuar futuramente e que a contribuição da instituição pode ser na parceria de cursos de qualificações, capacitações e aperfeiçoamentos.

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO

O Observatório do Trabalho é um instrumento de produção e disseminação de informação, estudos e análises sobre o mundo do trabalho, com vistas a subsidiar atores públicos e privados que formulam, executam e acompanham ações no campo das políticas públicas de emprego, trabalho e renda. 
TWITTER