Queda no consumo em Palmas. Foi o que apontou a pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias de Palmas (ICF), de fevereiro. Realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, (CNC), em parceria com a Fecomércio Tocantins, em seu índice geral, a pesquisa totalizou 119,8 pontos neste mês de fevereiro contra 120,1 pontos de janeiro último, acusando uma queda de 0,3 pontos.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o ICF registrou 124,1 pontos em fevereiro de 2014 contra 119,8 pontos desse fevereiro de 2015, resultando numa queda de 4,3 pontos. Esse número é resultante também do índice geral, ou seja, o que avalia a intenção de consumo entre as duas categorias analisadas: famílias que percebem até 10 salários mínimos e aquelas outras que recebem mais de 10 salários mínimos.
Para as famílias que ganham até 10 salários mínimos ao mês, o ICF também apontou queda de 0,3 pontos, caindo de 118,7 em janeiro para 118,4 em fevereiro. Para as famílias que recebem mais de 10 salários mínimos, o índice permaneceu o mesmo de janeiro, ou seja, de 133,5.
Ainda no índice geral da pesquisa, houve um empate no número quanto aos que afirmaram que seu consumo será menor e igual nos próximos meses, do que o gasto no segundo semestre do ano passado, ficando este em 32,6%. Comparado com o mês de janeiro passado, houve uma queda de 7,3% na perspectiva de consumo. Sobre o consumo atual, os números apontam que 38,0% dos entrevistados estão comprando menos referente ao mesmo período do ano passado. 33,0% disseram estar comprando a mesma quantidade e apenas 28,7% responderam que estão comprando mais.
Quanto ao acesso ao crédito, a maioria (59,0%) afirmou estar mais difícil. Uma maioria simples (57,0%) afirmou ser este um bom período para a aquisição de bens duráveis, como imóveis, automóveis, eletroeletrônicos, entre outros. No quesito emprego, 79,4% afirmaram estar mais seguros quanto a sua ocupação atual e 45,3% estão positivos com relação às perspectivas de crescimento profissional. Quanto à renda familiar, 70,1% disseram estar melhores do que o mesmo período do ano passado.
“Esses números confirmam o que afirmamos antes. O período é de cautela, tanto para os consumidores, mas, principalmente para nós comerciantes, pois o quadro da economia nacional alterado pelas medidas que o Governo Federal tomou, prenuncia um cenário de mais queda ainda no consumo, infelizmente”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.
A pesquisa foi realizada nos últimos 10 dias do mês de janeiro e no total, 500 famílias palmenses foram entrevistadas. O ICF investiga sete itens junto aos consumidores, quais sejam: emprego atual, perspectiva profissional, renda atual, facilidade de compra a prazo, nível de consumo atual, perspectiva de consumo no curto prazo, e oportunidade para compra de bens duráveis.
(Ronaldo Coelho – Ascom Fecomércio Tocantins)