Economia

CNC apresenta ciclo 2015 do Sistema de Excelência em Gestão Sindical

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Produtos e Serviços (CNC) escolheu a palavra inovação para representar o ciclo 2015 do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs). Depois do balanço das ações do Segs de 2014, a CNC enfatiza que os aprimoramentos realizados têm como principais objetivos a simplificação do programa e o privilégio dos resultados, buscando atender claramente os anseios das lideranças sindicais do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio). A Fecomércio Tocantins é uma das federações que aderiram ao programa.

Para alcançar esses objetivos a CNC disponibiliza por meio do Segs os seguintes serviços: Sistema de avaliação; capacitações e consultorias; modelos e ferramentas gerenciais; fomento à troca de experiências; trabalhos colaborativos; e parcerias e convênios.

De acordo com o assessor de programas externos da CNC, Alexandre Santos, no processo de melhoria contínua do Segs, duas principais inovações foram levantadas: a primeira é um painel de indicadores que vai permitir aos dirigentes sindicais avaliar ainda de forma mais fácil e efetiva, os seus resultados, privilegiando o melhor desempenho. A segunda é o modelo construindo a excelência, que vai permitir às entidades avaliar o seu nível de gestão de forma ainda mais simples e objetiva.

Como primeira iniciativa privilegiando o foco em resultados, foram definidos os indicadores que as entidades devem monitorar com especial atenção: o associativismo, a autossustentação, a adimplência da contribuição sindical, a imagem institucional da entidade, e as ações de representação.

Importante também destacar que as capacitações via EAD vão auxiliar as entidades na compreensão dos novos modelos de avaliação do Segs, facilitando o esclarecimento de dúvidas. As inovações contemplam ainda o sistema de avaliação da gestão das entidades, que tornará a avaliação mais amigável e ágil em um ambiente web.

Balanço 2014
Desde sua implantação em 2008, foram 823 termos de adesão ao Segs, número que representa 80% das entidades do Sicomércio. Em 2014, 435 completaram as suas avaliações no Segs, com uma pontuação média de 155 pontos. Até 2014, os dados mostram que foram mais de 13 mil participações em treinamentos e palestras do Segs em todo o Brasil, em quase 900 turmas de capacitação. Só em 2014, foram 982 participações, contra 635 em 2008.


Sobre o SEGS
O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) é um programa por meio do qual a CNC envolve as federações e os sindicatos filiados ao Sicomércio, buscando incentivar o desenvolvimento da excelência na gestão dessas instituições e, consequentemente, a evolução dos seus resultados, especialmente aqueles relativos à prestação de serviços e à defesa dos interesses das empresas representadas pelas mesmas.

Dentre os seus principais objetivos estão: oferecer aos dirigentes sindicais um instrumento de apoio à sua atuação como gestor de entidade e como líder empresarial; proporcionar às entidades sindicais a obtenção da evolução gerencial efetiva por meio da busca por melhores resultados.

Ronaldo Coelho – Ascom Fecomércio Tocantins (com informações da CNC) 
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