Economia

Reunião da Renalegis apresentou seu novo Sistema e discutiu a terceirização

Representantes da Fecomércio Tocantins participaram no último dia 5 de maio da reunião mensal da Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis), em Brasília (DF). Dentre os assuntos tratados estavam a terceirização e a apresentação do novo Sistema Renalegis que irá colaborar ainda mais para com o setor do comércio, serviços e turismo no acompanhamento das leis a serem discutidas e votadas pela esfera legislativa. O Tocantins foi representado pelo vice-presidente da Fecomércio Tocantins, Domingos Tavares de Sousa, e pelo assessor de Controladoria, Osmar Defante.


A Renalegis é uma ferramenta criada para consolidar uma rede colaborativa de relacionamentos, de forma compartilhada e democrática, além de conter informações e serviços, notadamente voltada para as proposições legislativas em todo o País. O objetivo é unificar o conhecimento coletivo e implementar ações integradas que visem beneficiar o setor terciário.

Na ocasião, Domingos Tavares de Sousa e Osmar Defante foram designados como membro da Renalegis representantes do Tocantins. “Aqui, no Estado, nós temos essa preocupação também. Inclusive, já temos nossa Frente Parlamentar da Indústria e do Comércio na Assembléia Legislativa, trabalhando para o bem comum do nosso segmento e cujo presidente é o deputado estadual Valdemar Junior”, destacou Domingos Tavares de Sousa.

Com relação à terceirização, os participantes acompanharam uma palestra sobre o tema com o renomado economista e professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo, José Pastore. Segundo ele “a terceirização não é boa apenas para empresas e trabalhadores, é boa para o Brasil”. Pastore defendeu a terceirização e apontou que no mundo moderno, ela não é questionada, mas faz parte da divisão de trabalho e é plenamente aceita.

Sobre a Renalegis

O Sistema Renalegis atua como um fórum de debates formado por assessores legislativos das federações do comércio de cada Estado e o Sistema de Informação Parlamentar (SIP). O objetivo é que também se torne um canal de comunicação e divulgação de informações compartilhadas do Sistema sobre proposições parlamentares, resultando num trabalho preventivo com relação às ações legislativas em todo o País.

Sobre o SIP

O Sistema de Informação Parlamentar (SIP) é um instrumento de captação e controle de informações oficiais sobre proposições de interesse do setor do comércio de bens, serviços e turismo em todo o Brasil. E funciona como um gerador de benefícios para o trabalho dos assessores parlamentares. O SIP permite acesso ao perfil de deputados e senadores, contendo histórico, atuação, votações, entre outros, de cada um parlamentar. Monitora a tramitação de matérias de interesse desse segmento e compartilha os posicionamentos das entidades do Sistema Comércio com relação aos projetos.

(Ronaldo Coelho – Ascom Fecomércio Tocantins)
Leia sobre: Fecomércio Tocantins
TWITTER