Crise e Empregabilidade - Em qual delas você está neste momento?
Ainda que não queiramos “entrar nessa”, a crise está aí para todo mundo ver. As empresas estão cortando custos, reduzindo postos de trabalho e há um número maior de pessoas em busca de emprego, ou seja, bastante concorrência. Ainda assim, é possível ver que algumas pessoas não se deram conta desse novo cenário e continuam com as mesmas práticas contrárias a empregabilidade. Mas afinal, o que é empregabilidade? É a sua capacidade de ser atraente para o mercado de trabalho (são seus conhecimentos, habilidades e atitudes).
O mercado não possui mais diversas oportunidades disponíveis e se você está empregado, pense bem antes de pedir demissão. É melhor já ter um novo emprego certo ao fazer este movimento, pois você correrá o risco de demorar mais tempo para se recolocar. A opção de “descansar” um pouco e curtir o seguro-desemprego até a última parcela é uma manobra hoje, muito arriscada. Claro que existem vagas, mas existem também, mais pessoas concorrendo a elas e se você bobear...
As empresas que estão contratando estão ainda mais exigentes, não há tempo e nem dinheiro para errar. Como avaliar se eu sou atraente para o mercado de trabalho? Empregado ou não responda a estas perguntas:
O que você sabe fazer?
Como são os resultados do seu trabalho? Qualidade?
Qual é o grau de dificuldade em substituí-lo?
Num cenário de crise, as empresas buscam resultados rápidos e se você ainda precisa aprender, então está desalinhado com a nova proposta. Para finalizar, todos nós neste momento precisamos inovar, ser diferentes, fazer diferente, assim não seremos tragados pela crise.
Sucesso a todos!
Lunna Dias, Psicóloga, Master Coach, Formação como Consultora DISC, Formação de Analista de Cargos e Salários, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas.
Dúvidas e sugestões: [email protected].