Economia

Senac: sete décadas atuando como agente transformador do país



2016 é ano de comemorar o aniversário do Senac, que vem há 70 anos ajudando o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País a crescer. Desde 1946, foram mais de 63 milhões de atendimentos que aumentaram as chances de muitos brasileiros se inserirem no mercado de trabalho.

Ao acompanhar as constantes mudanças do universo profissional, e se antecipar às demandas do empregado e do empregador, o Senac sagrou-se, durante sete décadas, como um agente transformador da sociedade.
Sempre de olho no futuro, a Instituição vem investindo em projetos pioneiros voltados à qualificação dos trabalhadores do Comércio que impulsionaram a sua atuação e, até hoje, fortalece a sua marca em todo o País. O viés da inovação se faz presente em seus 7.292 ambientes pedagógicos espalhados em todo o Brasil e permeia seus mais de 800 cursos em Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior, nas modalidades presenciais e a distância.

A capilaridade do Senac também deve ser considerada como um diferencial no mercado da educação profissional. Hoje, são mais de 600 Unidades Operativas espalhadas em cerca de 3 mil municípios.
Manter a contemporaneidade, sintonizando as tendências do mundo do trabalho com uma oferta educacional de qualidade, é o seu compromisso que vem se traduzindo em melhorar a vida de pessoas, organizações e comunidades, graças aos seus cursos e atendimentos gratuitos, realizados em todo o país para os brasileiros de baixa renda.

A busca pela inclusão social também sempre esteve presente na trajetória do Senac, mas ganhou um novo impulso, a partir de 2008, quando ampliou suas ações de inclusão social com recursos próprios, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Mais de 1 milhão e 800 mil brasileiros já foram beneficiados com o programa.

Minimizando as distâncias

Na busca de eliminar todas as barreiras da formação e do aperfeiçoamento de pessoas no setor terciário, o Senac não mede esforços para ampliar sua penetração nas mais longínquas comunidades. Um exemplo disso é o Programa SenacMóvel. Com salas de aula e laboratórios itinerantes, atualmente, são 87 carretas-escola, que atendem populações das periferias e do interior do país, e uma balsa-escola, que dá acesso os ribeirinhos da região amazônica a ensino de qualidade, conforto e infraestrutura tecnológica de ponta.

A educação profissional sem fronteiras também permeia a atuação do Senac na oferta de programações à distância. Hoje, a Instituição conta com a Rede Nacional de Educação a Distância, com cursos online nos níveis Livre (Formação Inicial e Continuada), Técnico e Superior, ofertados em todo o Brasil, por meio do portal Senac EAD (www.ead.senac.br).

Aprender fazendo

Com relação às instalações físicas, os laboratórios do Senac ilustram a vanguarda da Instituição. Eles são equipados com as últimas tecnologias para acompanhar as demandas por formação profissional de estabelecimentos de primeiro mundo e atender a uma clientela cada dia mais exigente.

Nesses espaços pedagógicos, os alunos recebem a orientação de instrutores especializados e desfrutam de uma infraestrutura similar a que encontrará no mercado de trabalho, dando-lhes a oportunidade de enriquecer o aprendizado com a vivência prática da profissão. Tratam-se das empresas pedagógicas Senac. Atualmente, são mais de 50 empresas pedagógicas espalhadas pelo Brasil, tais como restaurantes, lanchonetes, confeitarias e cafés-escola, além de salões de beleza, salões de estética, postos de gasolina e supermercado.

O investimento em infraestrutura, com modernos laboratórios, bibliotecas e demais equipamentos, somam-se ao desenvolvimento de tecnologias e à produção de conhecimento com a publicação de materiais didáticos. Atualmente, são cerca de mil e quatrocentos títulos produzidos pelos centros editorias da Instituição para atender as mais diversas áreas de atendimento.
Agrega-se a produção de conhecimento, a introdução de tecnologias educacionais de ponta, um quadro de docentes altamente qualificado e um modelo pedagógico consistente que busca a formação integral do indivíduo e não apenas o ensino de meras habilidades técnicas.

É com essa abrangência, competência e responsabilidade social, que se celebra o aniversário da Instituição no dia 10 de janeiro deste ano, relatando uma memória que não é somente do Senac, mas de milhões de brasileiros, cujas suas vidas foram transformadas por sua ação educativa, e também de milhares de empresas, que vêm recebendo profissionais mais bem preparados, em atendimento às demandas do mercado e as mudanças dos novos tempos.
Nesse ciclo de evolução, uma coisa não mudou: a relevância da educação profissional para a atividade econômica nacional. É por isso que o Senac se insere como uma engrenagem em prol do desenvolvimento socioeconômico no país e é por isso que esta história está só começando.

Senac em números

• 63.381.191 atendimentos de 1946 a nov/2015
• 1.868.866 pessoas beneficiadas por meio do Programa Senac de Gratuidade (de 2009 a nov/2015)
• 1.397 títulos de obras lançados pelo Departamento Nacional e por 4 Centros Editoriais (CE, SP, RJ e DF).
• 853 cursos nas modalidades de: Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior
• 11 Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Segurança; Controle e Processos Industriais; e Recursos Naturais).
• 3.061 municípios atendidos
• 34.117 docentes

Sua Rede de ensino

• 87 carretas-escola e uma balsa-escola (nas áreas de Turismo e Hospitalidade; Saúde; Informática e Administração; e Moda e Beleza).
• 54 empresas pedagógicas (23 salões de beleza-escola, 14 restaurantes-escola, 8 lanchonetes escolas, 5 hotéis-escolas, além de Posto de combustíveis-escola, supermercado-escola, pousada-escola e café-escola)
• 637 unidades operativas, que totalizam 7.292 ambientes pedagógicos espalhados pelos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal

Crédito: Assessoria de Imprensa SENAC
 
TWITTER