Economia

Intenção de consumo das famílias continua crescendo em ritmo lento



Depois do leve crescimento no índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrado em agosto, os dados pesquisados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins continuam aumentando lentamente. Em setembro, o índice chegou a 83,9 pontos, uma diferença de 3,7 pontos em relação ao mês anterior.

“As mudanças nos cenários político e econômico fazem com que os consumidores se tornem mais confiantes. Porém, percebemos que ainda estão cautelosos em relação aos gastos”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni. Apesar da alta, o índice ainda é menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando a pesquisa registrou 89,6 pontos, revelando um recuo de 5,7 pontos.

Um dado que comprova a hipótese é o número de entrevistados que afirmaram estar comprando mais: 7,8%. Em agosto, o número foi de 7%. A avaliação sobre o acesso ao crédito em setembro apresentou o mesmo resultado de agosto, com 15,4% dos consumidores dizendo acreditar que está mais fácil conseguir empréstimo e crédito para compras a prazo.

A perspectiva de consumo também apresentou elevações. Este mês, 43,3% das famílias acreditam que o consumo no segundo semestre de 2016 tende a ser igual ou maior que o do mesmo período do ano passado. E 28,7% dos entrevistados avaliam este como um bom momento para comprar bens duráveis, como televisores e eletrodomésticos.

Emprego e renda

Os palmenses revelaram mais confiança em relação ao trabalho. Quando questionados sobre a situação no emprego, 69% disseram sentir-se mais seguros, contra os 67,7% de agosto. Além disso, 33,8% esperam melhorias profissionais para o segundo semestre do ano.

Porém, no quesito renda, as famílias estão mais pessimistas. Houve crescimento de 1,7% no número de consumidores que afirmaram que a renda está pior em relação ao ano passado.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)
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