Oferecer práticas esportivas educacionais e contribuir para a melhoria da capacidade física e habilidade motora é um dos objetivos do Projeto Forças do Esporte, lançado na manhã desta sexta-feira, 26, na Vila Militar do 22º Batalhão de Infantaria do Exército. O secretário da Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha participou da solenidade. O programa vai atender 100 crianças do núcleo dos Pioneiros Mirins.
O projeto faz parte do programa Segundo Tempo do Governo Federal, que é destinado a democratizar o acesso à prática e a cultura do esporte. Também promove o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. No Tocantins, o Forças no Esporte será desenvolvido pelo 22º Batalhão de Infantaria, em parceria com os Pioneiros Mirinas, Secretaria do Esporte e a Seduc. Um dos pontos a ser trabalhado com os alunos é a disciplina, respeito, educação e práticas saudáveis, visando afasta-los das drogas e da criminalidade. Os integrantes do projeto receberão alimentação e transporte.
Para Quintanilha, que é um defensor das práticas esportivas, é de suma importância que instituições como o Exército abracem essa causa. Leomar que criou os JET’s – Jogos Estudantis do Tocantins destacou a participação de mais de 100 mil alunos. “Percebo o esforço que o Exército faz para integrar-se a sociedade e a sua sensibilidade com os problemas brasileiros. Cuidar de nossas crianças para que tenham um futuro melhor e recebam amparo para ficar longe da criminalidade é uma ação louvável”, disse Quintanilha.
O comandante do 22º Batalhão, coronel Martins, disse que o projeto não visa apenas formar jogadores de futebol e sim tem o propósito de mudar a realidade do país, no que envolve a assistência aos jovens. “Nós estamos empenhados nesse Batalhão a alcançarmos os objetivos propostos, que é dar condições para os adolescentes desenvolverem suas aptidões, porque acreditamos que o futuro do Brasil está nas mãos de nossas crianças e é preciso cuidar delas com respeito e dignidade”, falou o comandante.
Além das 100 crianças que serão atendidas nesse primeiro momento pelo projeto, posteriormente ele será levado a cada núcleo dos Pioneiros Mirins. “A parceria com o Exército certamente trará dias melhores para o Tocantins. Os Pioneiros Mirins é hoje um dos maiores programas sociais desse país, que está buscando o fortalecimento do vínculo familiar, do reforço escolar e da consciência ecológica”, finalizou Rosaldo Farias Ferreira, presidente dos Pioneiros Mirins.
As atividades serão desenvolvidas por militares e profissionais especializados no 22° Batalhão do Exército. As crianças e os adolescentes terão a oportunidade de praticar esportes, futebol e vôlei, além de terem assegurado o direito a atendimento médico, odontológico, alimentação, roupas e transporte.