Economia

Confiança do empresário palmense cresce pelo terceiro mês consecutivo



Seguindo a tendência de crescimento iniciada em fevereiro deste ano, o índice de confiança do comerciante alcançou 112,8 pontos em abril, 39,2% maior que o resultado do mesmo período de 2016. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, em parceria com a Fecomércio Tocantins, e se referem aos empresários de Palmas.

A coleta dos dados para a pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio referente ao mês de abril foi realizada nos últimos dez dias de março. O objetivo da análise é produzir um indicador inédito com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro da economia, do setor e das empresas.

Os itens questionados na pesquisa são transformados em indicadores, que variam de 0 a 200 pontos. Até 100 pontos, a avaliação dos empresários demonstra uma visão de insatisfação. Acima de 100 pontos, a análise reflete uma situação satisfatória.

“Esse aumento demonstra, mais uma vez, que os empresários palmenses estão mais confiantes e com expectativas altas para o futuro do comércio”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

Expectativas e condições atuais

De acordo com 88,3% dos entrevistados, a expectativa melhorou para a economia brasileira, 93,6% acreditam o que futuro do setor do comércio deve ser mais favorável e 96,5% disseram que a perspectiva para suas empresas também está melhor. O nível de investimento das empresas será menor, segundo 61,9% dos entrevistados. Sobre seus estoques, 50,7% afirmaram estarem adequados e 59,6% dos empresários pretendem contratar mais colaboradores.

Entretanto, o ponto de vista dos empresários sobre a situação atual da economia, do setor e das empresas não é tão positiva. Para 71,8% dos entrevistados, a condição atual da economia brasileira piorou, 67,2% enxergam com pessimismo o setor do comércio, e 46,3% acreditam que as empresas não vão bem.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins) 
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