Economia

Pesquisa mostra aumento de 5% na intenção de consumo das famílias



A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Palmas alcançou 89,7 pontos em maio, perfazendo um aumento de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em relação ao mês de abril, o índice foi 0,4% menor. Os dados foram apurados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio Tocantins.

“Apesar das quedas mensais, a confiança das famílias continua mais satisfatória que em 2016. Essa melhora pode ser uma resposta a tentativa de recuperação da economia”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

De acordo com a pesquisa, 70,1% das famílias consideram-se mais seguras em relação ao emprego atual, porém, 46% não acreditam em melhorias profissionais nos próximos seis meses.

Cerca de 50% avaliou que a renda atual da família está melhor em relação ao ano passado, porém, 75,8% dos entrevistados afirmaram que este mês está mais difícil conseguir comprar a prazo do que no mesmo período de 2016. Sobre a perspectiva de consumo, 43,2% acreditam que devem comprar menos nos próximos meses e 53,1% disseram que este é um mau momento para adquirir bens duráveis.

A pesquisa completa está disponível no endereço: http://institutofecomercioto.com.br/pesquisas

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)
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