Empreendedorismo

Fenepalmas 2017 aposta no empreendedorismo feminino

Vanessa é uma das profissionais de uma barbearia de Palmas.


Na estrutura da feira, estão reservados os espaços para a realização da feira Tocantins Beauty Hair e Festival Sonho das Noivas.

No Tocantins, são 80 mil pequenos negócios, segundo dados do Sebrae Tocantins. Em Palmas, são 15 mil micro empreendedores individuais.

As mulheres brasileiras representam a maioria da população e da classe trabalhadora. Um levantamento realizado no Brasil aponta que mais de 50% das mulheres consideram que as empresas em que trabalham não oferecem meios para ampliar a promoção feminina a cargos de gestão.

Cerca de 51% empreendimentos com menos de um ano são comandados por mulheres no Tocantins. Em negócios com mais de um ano, esse percentual cai para 49%. Ainda, assim, elas engrossam as estáticas no mundo feminino no empreendedorismo.

De olho nesse cenário, a 22ª edição da Fenepalmas, abre as portas para elas. Na estrutura da feira, estão reservados os espaços para a realização da feira Tocantins Beauty Hair e Festival Sonho das Noivas, que acontecem entre os dias 22 a 26 de agosto no centro de convenções Parque do Povo.

A feira destinada para empresárias do ramo da beleza e cosméticos, terá demonstração de produtos lançados no mercado e cursos. No total serão 35 estandes, com profissionais do Tocantins e de outros Estados. Uma das atrações é a palestra como “Empreender em Casa”, que será ministrada por profissionais do segmento da beleza.

“O Brasil é um dos maiores consumidores de cosméticos no mundo, e sempre devemos estar antenados com as novidades do mercado. Na feira, a nossa expectativa é trazer o que há de mais moderno no segmento no que se refere a produtos”, destaca a presidente do sindicato dos profissionais da beleza do Tocantins e coordenadora da Tocantins Beauty Hair, Leila Soares.

Os homens estão cada vez mais vaidosos e isso tem refletido no comércio. Tanto que na feira haverá novidades para o público masculino com cursos e produtos exclusivos, como uma pomada matte para barba.

Barber Girl

A relação entre o barbeiro e a navalha precisa está bem afiada. Muitos anos se passaram e a profissão continua. E elas estão em postos, antes , ocupados por homens. Vanessa Rodrigues, 24 anos, é barbeira, ou melhor, Barber Girl.

Ela conta que desde a adolescência aprendeu com a mãe, que trabalha com o segmento da beleza, a gostar da área. Hoje ela trabalha em uma barbeira masculina, onde ela é a única mulher.

“Estou há cerca de 13 anos no segmento, trabalho atualmente na Barbeira Toledo. Eu me sinto muito bem, apesar de no começo e até hoje existir algumas rejeições por eu ser mulher, mas com muita dedicação fui conquistando meu espaço na área masculina”, destaca.

Vanessa faz cortes de cabelo, barba, coloração, design de sobrancelhas e selagem. Ela é a prova que mulher pode ser desempenhar qualquer papel, basta ter força de vontade e dedicação.


Festival Sonho das Noivas

A feira irá reunir os principais fornecedores de Palmas na área de festas e eventos. Os expositores pretendem trazem diversas novidades para quem está planejando uma festa. Grande parte deles está com desconto ou brindes exclusivos para quem fechar o contrato na feira.

Entre as empresas do segmento, terá opções de todas as áreas para montar o seu evento. Aluguel de trajes, alianças, buffets, carros, fotografia e filmagem, DJ, decoração, salão de beleza, lembrancinhas, assessoria, bandas, doces fino entre outros.

O grande dia tem que ser especial. E foi pensando nas mulheres, que Aloiso Gregório e a filha, montaram em Palmas uma agência de aluguel de carros de luxo para o transporte de noivas.

Os modelos clássicos vão desde cadillac a limousines, para aquelas noivas que sonham com chegada triunfal. A empresa da capital, atende interessadas de todo o Tocantins.

“Vamos expor pela segunda vez na Fenepalmas, porque, a feira é uma vitrine para o nosso serviço. Estamos planejando diversas novidades para feira, entre elas, promoções”, adianta Aloiso Gregório.


--
Metrópole Comunica
Assessoria de Comunicação 
TWITTER