Educação Militar

Projovem Urbano; 2° Exame Nacional Externo acontece dia 08

Os alunos do programa Projovem Urbano Tocantins participarão no próximo dia 08, às 19h, do 2° Exame Nacional Externo. O exame faz parte do projeto pedagógico integrado do Projovem Urbano, e avalia as capacidades básicas relacionadas aos conteúdos do ensino fundamental, adquiridos pelos beneficiários durante o curso. As provas serão aplicadas nos núcleos do Projovem Urbano de cada cidade, onde são realizadas as aulas.

A avaliação acontecerá em todo o país na primeira quinzena de abril. A elaboração e aplicação das provas ficará a cargo de 9 universidades federais, indicadas pela coordenação nacional do Projovem Urbano. No Tocantins, o exame será aplicado pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – nos municípios de Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupí e Formoso do Araguaia.

Para fazer a prova, que terá a duração de 3 horas, os alunos deverão comparecer com antecedência de 15 minutos em seus núcleos, com o documento de identidade original. Os alunos que terminarem a prova antes do tempo previsto, só poderão se ausentar da sala após 50 minutos do início do exame. Esta medida será tomada para que não haja nenhuma comunicação entre os alunos.

Além do 2° Exame Nacional Externo, durante o curso os jovens beneficiários passam por outras avaliações: o Exame Diagnóstico, aplicado no início do processo que tem a função de traçar o perfil dos alunos; o 1° Exame Nacional Externo, que assim como o 2°, tem a finalidade de avaliar os conteúdos ensinados e o Exame Final, aplicado ao término do curso, visando à certificação do ensino fundamental.
As avaliações realizadas servem ainda como um comparativo de desempenho dos alunos do Projovem Urbano com os alunos do sistema regular de ensino, já que os itens utilizados nos testes diagnóstico e final são calibrados pelas mesmas escalas utilizadas pelo SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, que avalia os estudantes das 4ª e 8ª séries no Brasil.

Sobre o programa

O Projovem Urbano é uma ação do governo federal, desenvolvido no Tocantins pela Sejuv - Secretaria Estadual da Juventude. O programa atende jovens de 18 a 29 anos em 8 municípios do Estado, com cursos de qualificação profissional e conclusão do ensino fundamental. Os beneficiários recebem ainda bolsa-auxílio de R$100,00 durante 20 meses. Em 2009, 3 mil jovens foram atendidos pelo programa.

Neste ano estão sendo oferecidas mais 3 mil vagas para os jovens dos municípios de Colinas, Dianópolis, Itacajá, Guaraí, Gurupi , Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Pedro Afonso. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 deste mês para os cursos de “Saúde” e “Construção e Reparos”.


Fonte: Assessoria de Comunicação / Secretaria Estadual da Juventude do TO

TWITTER