Paleontólogos da ULBRA descobrem fóssil do período Triássico

Os paleontólogos da ULBRA, Sérgio Cabreira e Lúcio Roberto da Silva, encontraram um fóssil quase completo do super-predador Prestosuchus do período Triássico (aproximadamente 238 milhões de anos). A descoberta foi feita em um terreno fossilífero nas cercanias do município de Dona Francisca, localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul. O material foi tombado no acervo do Museu de Ciências Naturais da Universidade Luterana do Brasil, sob número e sigla ULBRAPVT-281.

Os pesquisadores concedem uma entrevista coletiva para apresentação do achado na segunda-feira (10/05), no local da descoberta. O local é perto do trevo de acesso de Dona Francisca (outras informações sobre a coletiva podem ser obtidas diretamente com a Assessoria de Imprensa).

O fóssil quase completo do tecodonte prestosuchus chiniquensis de aproximadamente sete metros de comprimento e novecentos quilos de peso, representa um dos mais importantes achados deste grupo de répteis, que é considerado um grupo ancestral dos dinossauros. Este é o maior esqueleto e em melhor estado de conservação já encontrado.

Os pesquisadores da ULBRA integram um projeto da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação associado ao Museu de Ciências Naturais da Universidade. O projeto é a constituição de um amplo acervo fossilífero e também implementação de atividades de museologia.



Fonte: Nova Ulbra
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS