O ano de 2010 foi instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas, como o ano internacional da juventude. E como o Tocantins não poderia ficar de fora, durante a solenidade de abertura da 1ª etapa dos Encontros Regionais da Juventude em Araguaína, foi lançado pela Sejuv, o selo comemorativo a esta data. Este ano culminará no dia em que é comemorado o dia internacional da juventude, 12 de agosto.
Com o tema: Diálogo e Compreensão Mútuos, o ano vai dinamizar o diálogo e a compreensão entre gerações e promover os ideais da paz, do respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e pela solidariedade.
Assim como é o intuito dos Encontros Regionais da Juventude no Tocantins, o objetivo deste projeto é tentar promover efetivamente a participação dos jovens na sociedade. Segundo o subsecretário estadual da juventude, Washington Ayres, o jovem deve buscar seu espaço. “ O jovem tem que se inserir, ele deve ser o protagonista, buscar sempre programas de capacitação e inclusão. Não podemos fugir deste assunto e desta discussão”, afirma o Subsecretário.
O Ano Internacional da Juventude faz um apelo aos Governos, à sociedade Civil, aos indivíduos e às diferentes comunidades do mundo, no sentido de apoiarem atividades em âmbito local e internacional, de maneira que possam sustentar e dar resposta aos levantamentos apontados durantes as ações desenvolvidas em todo o mundo.
Durante este ano, serão acolhidos um número significativo de eventos internacionais, como o Congresso Mundial de Juventude, em Istambul, e a Conferência de Juventude do México, ambos focados na temática: Juventude o desenvolvimento sustentável. Além de eventos nacionais e regionais realizados no Brasil como é o caso da Pré-conferência mundial que está acontecendo em Salvador – BA.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Secretaria Estadual da Juventude do TO