Chegou a vez dos jovens no Tocantins. Neste sábado, 12, acontece em Colinas do Tocantins, 280 km de Palmas, a 2ª etapa do Encontro Regional da Juventude promovido pela Secretaria Estadual da Juventude.
A proposta do evento é reunir jovens de diversas regiões do estado para a discussão e apontamento de políticas públicas para a juventude. Além de palestras, debates e grupos de discussão, o encontro também valoriza a cultura regional com apresentações culturais e atividades de lazer. Ao final será oferecido ainda um momento de integração entre os participantes com o show da Banda Êxtase.
A solenidade de abertura acontecerá às 10h com a participação de autoridades locais e estaduais. Mas a partir das 8h da manhã, serão realizadas as inscrições gratuitas e o credenciamento dos jovens. Podem participar jovens de 15 a 29 anos. Em Colinas, os temas debatidos serão: Empreendedorismo Juvenil, Meio Ambiente e os Objetivos do Milênio (ONU). O encerramento da programação acontece às 22h após o grande show.
Na oportunidade, será lançado também o Selo do Ano Internacional da Juventude – instituído pela ONU. O selo é uma iniciativa da Sejuv para comemorar o ano e também convidar os jovens a participarem efetivamente da proposta da ONU, que é dinamizar o diálogo e a compreensão entre gerações e promover os ideias da paz, do respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e pela solidariedade.
O interessado pode procurar a Secretária ou Departamento da Juventude de sua cidade para informações e organização de caravanas ou acessar o site: www.to.gov.br/juventude. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Juventude em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Fundação Cultural e Sebrae.
Informações gerais sobre os Encontros Regionais da Juventude
Os Encontros Regionais serão realizados em 04 etapas nas regiões pólos. O objetivo principal dos encontros é oportunizar a juventude tocantinense um momento de discussão, onde os jovens poderão identificar os seus desafios e apresentar propostas e soluções para que seus direitos sejam garantidos, visando a construção de sua cidadania. Além disso, cada etapa servirá como ponto de encontro para integrar as diversas regiões do estado com atividades de cultura, lazer e entretenimento, envolvendo toda a comunidade local e criando novos canais de comunicação entre governo e sociedade civil. Colocando assim em pauta, o dever sócio-político do jovem na sociedade.
Serão realizadas palestras em diversas áreas como: educação, cidadania, sexualidade, prevenção ao uso de drogas, primeiro emprego e inclusão social. Ao final de cada etapa, será realizada uma avaliação e um levantamento de dados estatísticos do evento, bem como um perfil socioeconômico dos jovens participantes.