Em razão de uma reunião entre a Funai e a coordenação do curso de Enfermagem
Indígena, marcada para esta segunda-feira, a aula inaugural de Estágio
Supervisionado do Curso de Enfermagem Indígena, no Centro de Ensino Médio
Xerente, prevista também para esta segunda-feira, foi adiada.
Assim que a data for remarcada divulgaremos a todos.
Atencionsamente, Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação e Cultura.
____________________________________________________
A melhoria do atendimento na área da saúde é a principal reivindicação dos povos indígenas do Tocantins. Para auxiliar nesse processo, a secretaria estadual da Educação e Cultura realiza nesta segunda-feira, 09, a aula inaugural de Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem Indígena, oferecido no Centro de Ensino Médio Xerente, na cidade de Tocantínia.
Este é o primeiro curso na área oferecido aos indígenas. São 15 alunos, que durante quatro anos vão ter a oportunidade de concluir o ensino médio e ainda fazer o curso profissionalizante na área de enfermagem, com habilitação para trabalhar na aldeia e também em qualquer outra unidade de saúde.
“Esse é um anseio antigo do povo Xerente e agora estamos conseguindo realizar esse sonho. Estamos muito otimistas e felizes com o desafio”, comemora a coordenadora da educação indígena da Seduc, Cleide Araújo Barbora Mecenas.
A intenção é que o curso seja estendido para outras aldeias indígenas, se o resultado desse trabalho com os índios for positivo. Hoje, a Seduc tem 94 escolas indígenas atendendo a todas as etnias tocantinenses. (Francine Haddad)