Foram 98 estudantes concorrendo a uma das 27 vagas em todo o território nacional, para representar o Brasil na primeira assembléia de jovens do Mercosul, que ocorrerá em Montevidéu, no Uruguai. Entre os finalistas que irão para a assembléia está o estudante tocantinense,
Isac dos Santos Maciel, aluno do CEM Florêncio Aires de Porto Nacional e o professor Oidê Carvalho de Moura, da mesma unidade de ensino.
Participaram da seleção nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, estudantes e professores do ensino médio de escolas públicas de todos os Estados e do Distrito Federal. Um dos requisitos da seleção é que os jovens tivessem idade entre 14 e 17 anos, eles representam os 8,3 milhões de alunos matriculados no ensino médio no país.
Eles estarão na Capital do Uruguai no período de 15 a 18 de outubro, para elaborarem conjuntamente uma Declaração além de participar das discussões sobre a educação. O encontro possibilitará também a criação de uma grande rede de articulação com os jovens para se discutir as propostas para o ensino médio. A seleção foi conduzida pelo MEC - Ministério da Educação.
O Parlamento Juvenil do Mercosul segue o modelo do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Tanto a representação parlamentar, como a juvenil tem 126 membros dos seguintes países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Criado em 2005, o Parlasul começou sua atuação em 2007.
Fonte: Ascom Seduc-TO