Após a posse do Governador eleito do Tocantins, Siqueira Campos, candidatos através de comissão constituída, enviam nota sobre o certame do Quadro Geral do Tocantins.
COMISSÃO INDEPENDENTE DE CANDIDATOS AO CONCURSO DO QUADRO GERAL DO PODER EXECUTIVO DO TOCANTINS - EDITAL 001/2009. NOTA
Primeiramente parabenizamos o novo governador e desejamos sucesso em seu mandato.
Lembramos que somos um movimento organizado e consistente que vem lutando pelo julgamento, conclusão, homologação e posse dos aprovados do concurso do quadro geral do Estado do Tocantins, desde o início de 2009.
Durante todo este tempo não descansamos em cobrar agilidade e resolução do impasse. Contudo a inércia, a falta de interesse e respeito ao candidato não permitiu que acabasse com todo este sofrimento que recobre mais de 104 mil candidatos há quase dois anos.
É necessário esclarecer que no final do mandato do Ex-Governador Carlos Henrique Amorin, decidimos não mais nos pronunciar. Não por não acreditar na lisura do certame. Não por não entender a enorme necessidade de liberação do concurso. Não por não saber o infinito prejuízo que todos os candidatos já tiveram. Nós nos furtamos de novos pronunciamentos por entender que o Ex-Governador não tinha condições de promover a resolução do pleito. Não entendia o grande sofrimento de todos nós. E não promovia se quer o diálogo com nossos representantes.
"Por tudo isso, aguardamos o novo governo, acreditando que o diálogo será aberto, e que este imbróglio seja resolvido o mais rápido possível, pois dois anos se passaram. Para muitos, tempo suficiente para mudanças radicais em suas vidas. Muitos se mudaram para outros Estados, outros estão desempregados, e a grande maioria dos comissionados do próprio governo vê a iminência do desemprego por decisão judicial, aguardando a resolução deste concurso."
Nós acreditamos na lisura do certame, pois analisamos todo o processo e acompanhamos seu julgamento até aqui, tivemos pareceres do Ministério Público Estadual favorável e uma decisão em primeira instancia colocando o autor como litispendente e agindo de má fé.
A partir de agora voltamos a visitar e cobrar de órgãos da Administração Estadual envolvidos no problema (Unitins, Secad, PGE) uma resolução rápida e esperamos a receptividade cabível a um grupo de mais de 2.000 (dois mil) cidadãos representados diretamente por esta comissão e outros milhares de candidatos e familiares que são representados indiretamente.
Continuaremos a lutar pelo interesse coletivo, e por aquilo que acreditamos certo, pois é assim que entendemos a democracia e a verdadeira participação popular.
Comissão Independente em Defesa do Concurso do Quadro Geral