Todos os cerca de 600 alunos do ensino médio e fundamental do Colégio Estadual Meira Matos receberam o novo uniforme da Rede Estadual de Ensino no primeiro dia do ano letivo e tem aprovado a mudança.
“É confortável, todo mundo usa igual e, por isso, não tem discriminação de um aluno usar uma coisa melhor que o outro. Minha mãe também gostou porque é fácil de lavar e seca bem rápido”, explicou a aluna do 9º ano, Paloma Alves da Silva.
Segundo o secretário da Educação, Danilo de Melo, esses uniformes foram entregues em caráter experimental, são um teste para identificar as peças mais adequadas e possíveis ajustes. Depois vem a fase de confecção. Para fortalecer o micro-empreendedor, em cada cidade serão selecionadas confecções ou associações de costureiras que irão confeccionar os uniformes. No entanto, todos serão confeccionados com o mesmo tecido, o mesmo utilizado pela maioria das escolas particulares.
Professores e corpo administrativo da escola também receberão uniforme de trabalho. “É preciso cuidar das pessoas, dar condições, o uniforme foi pensado por uma equipe e por profissionais de indústria têxtil. O estudante precisa se sentir bem e sentir vontade de usar o uniforme escolar”, explicou o secretário.
Por enquanto, a maior dúvida dos alunos tem sido apenas escolher a cor preferida do novo uniforme. “Eu gostei muito do meu uniforme amarelo. Ficou legal!”, defendeu Rodrigo Rodrigues, do 9º ano. Já Lorrane Diniz dos Santos, do 8º ano, pensa diferente. “O azul é que mais bonito!”.
A meta da Secretaria Estadual de Educação é que até o fim do primeiro semestre todos os estudantes do Estado tenham recebido o uniforme gratuitamente.
Fonte: Ascom/Seduc-TO