O mercado de trabalho se mostra bastante acirrado e, por este motivo, as pessoas buscam adicionar diferenciais ao currículo, em busca de uma colocação segura ou de crescimento na carreira.
Diante desta necessidade, vários cursos de pós-graduação são oferecidos atualmente, fazendo com que o estudante se sinta confuso ao tentar diferenciá-los. Por isso, relacionamos abaixo alguns conceitos básicos que ajudarão você a compreender as diferenças entre os termos pós-graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado.
Lato Sensu x Stricto Sensu
Para trilhar este caminho, o primeiro passo é compreender que existem dois tipos de pós-graduação: Lato Sensu e Stricto Sensu. O primeiro deles é direcionado para a especialização, ou seja, para o aperfeiçoamento técnico-profissional em uma determinada área.
Estes cursos, no Brasil, costumam ter a duração mínima de 360 horas, distribuídas em, aproximadamente, um ano e meio, considerando-se ainda o prazo para entrega da monografia, que é seu trabalho de conclusão.
Nesta categoria encontram-se os cursos de pós-graduação, especialização e os MBA executivos, que abordaremos mais à frente.
Já os cursos de Stricto Sensu são voltados à carreira acadêmica (professores e pesquisadores), incluindo-se aí o mestrado, o doutorado e o MBA mestrado executivo. Para que você possa entender melhor, procuraremos, a seguir, falar um pouco sobre os principais cursos.
Qual o objetivo do MBA?
Hoje existe no País uma grande quantidade de cursos de MBA, justamente pela procura dos profissionais por um diferencial em sua carreira. Por isso, é preciso estar atento aos reais objetivos do curso e ao seu funcionamento, para que não se gaste dinheiro e energia em algo que não atenderá às suas expectativas.
O MBA - "Master Business Administration", ou especialização em administração, tem como proposta oferecer ao aluno uma grade de matérias relacionadas a negócios e à gestão empresarial.
O objetivo é tornar o executivo mais preparado para o mercado de trabalho em sua área de atuação. Justamente por isso, recomenda-se que o aluno possua uma experiência profissional mínima de 3 anos para a realização deste curso. Isso faz com que o aluno aproveite melhor a aula, baseada na vivência e na troca de experiência entre professores e alunos, no ambiente profissional.
É importante, aqui, não confundir o curso de MBA Executivo com o MBA Mestrado Executivo que, como o próprio nome diz, dá ao aluno o título de mestre, e tem uma duração maior de, em média, dois anos e meio, aqui no Brasil.
Quanto ao mestrado, esta modalidade de curso é indicada para quem deseja seguir a carreira acadêmica. Isso, em outras palavras, significa que é recomendado para quem tem planos de atuar em seu segmento como pesquisador ou professor universitário. Para conquistar o título de mestre, o aluno precisa desenvolver uma tese.
Pode-se dizer que o doutorado está um nível acima do mestrado. Por sua complexidade, requer maior dedicação e muito aprofundamento no que está sendo estudado. Geralmente o doutorado é feito após o mestrado, mas há exceções onde se abrevia esta etapa, partindo-se direto da graduação para o doutorado. Neste caso, é necessária uma análise bastante criteriosa do currículo profissional, que justifique esta medida.
Fonte: administradores.com.br