Nacional

Cespe/UnB foi a escolhida para fazer concurso para 8 mil vagas dos Correios

Do G1

Os Correios escolheram o Cespe/UnB por meio de dispensa de licitação para realizar o concurso para cerca de 8 mil vagas. O extrato foi publicado na página 75 da Seção 3 do "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (14).

Os cargos relacionados são de agente de correios, analista de correios, analista de saúde, auxiliar de enfermagem do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, médico
 do trabalho e técnico em segurança do trabalho. Segundo os Correios, trata-se dos mesmos cargos do concurso anterior, para 6.565 vagas, que foi cancelado após questionamento do Ministério Público Federal. No extrato de dispensa de licitação, o valor que será pago ao Cespe/UnB é de R$ 32.770.000.
 
Os Correios preveem que o concurso será realizado no primeiro semestre deste ano. O conteúdo programático deverá mudar pouco em relação ao edital anterior - o concurso foi cancelado em 2010 após parar na Justiça.

Por se tratar de uma estatal com orçamento próprio, os Correios não entram no corte do orçamento anunciado pelo governo federal que poderá adiar novos concursos e nomeações.

Questionada se não haveria risco de a seleção parar na Justiça novamente porque a nova organizadora foi escolhida por meio de dispensa de licitação - o Ministério Público Federal recomendou que o concurso anterior fosse anulado por conta do contrato com a organizadora Cesgranrio não ter sido feito por meio de licitação -, a assessoria de imprensa dos Correios informou que o MP acompanhou todos os processos para a realização desse novo concurso. A aplicação das provas será acompanhada pela Polícia Federal.

Devolução das taxas
Os Correios conseguiram o direito de seguir com o concurso anterior, mas a empresa acabou decidindo revogar a seleção e devolver as taxas de inscrição. Ao todo, 1.064.209 pessoas se inscreveram para a seleção cancelada. É o concurso que teve mais candidatos no ano passado, superando inclusive o do IBGE, para 192 mil vagas de recenseador, que teve 1.051.582 inscrições.

Os candidatos podem pedir a taxa de inscrição do concurso cancelado em 2010 de volta até o dia 11 de abril. Eles devem comparecer a uma agência própria da estatal, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados. Os valores variam de R$ 30 a R$ 60, de acordo com o cargo. É necessário levar documento oficial de identidade com foto (o mesmo utilizado na inscrição) e, se possível, o comprovante de inscrição.

Em caso de o candidato ter feito a inscrição pela internet, ele deve ainda informar o número do CPF e também da identidade. Se a inscrição foi feita por meio de procuração, o candidato deve apresentar cópia da procuração utilizada na inscrição, cópia do documento oficial de identidade do procurador e ainda o documento de identidade original do candidato.

Os Correios recomendam que o candidato peça o dinheiro de volta, pois o novo concurso exigirá pagamento de uma nova taxa. A estatal não informou se os valores serão os mesmos do concurso que foi revogado. Informações adicionais podem ser obtidas pela Central de Atendimento dos Correios, nos telefones 3003-0100 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800-725-7282 (para as demais localidades).
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS