Ensino Fundamental

Tocantinenses conquistam medalhas de ouro na olimpíada brasileira de matemática

Victor Hugo Ferreira, do Colégio Dom Orione de Tocantinópolis, e Bruno Moraes Moreno, aluno do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional são os tocantinenses medalhistas de ouro da 4ª Obmep – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, no nível 2 (7ª e 8ª séries ou 8º e 9º ano). A solenidade de divulgação dos resultados da olimpíada aconteceu nesta terça-feira, 3, em Brasília, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.
Desde a primeira edição da competição, realizada em 2005, esta é a primeira vez que um aluno tocantinense conquista a medalha de ouro. Para Bruno Moraes, 14 anos, a notícia veio até a sala de aula. "Meu professor me contou lá na escola e depois o coordenador ligou pra minha mãe. Estou muito feliz", disse. De acordo com Victor Hugo, também de 14 anos, o resultado foi uma surpresa. "Eu esperava a medalha de bronze ou até a de prata, mas veio a de ouro e foi muito bom. Na primeira edição parei na 2ª fase, já em 2007 ganhei a prata e agora conquistei a medalha de ouro", conta.
Além dos dois alunos com medalhas de ouro, o Tocantins obteve ainda mais três medalhas de prata, dezesseis medalhas de bronze e 172 menções honrosas. Nesta quarta edição da olimpíada, serão premiados ainda os professores Yuri dos Santos Bezerra (Escola Técnica Federal de Palmas); Ronaldo Gomes Alves e Vera Lúcia Dalcin (ambos do Colégio Sagrado Coração de Jesus – Porto Nacional).

Nesta edição, três mil alunos de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e do ensino médio serão premiados com 300 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze. Todos receberão bolsas de iniciação científica júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq). A premiação está prevista para março, no Rio de Janeiro.
Participaram desta 4ª Obmep 18 milhões de alunos matriculados em 40,3 mil escolas públicas de 5.493 municípios brasileiros. No Tocantins foram 173.215 participantes.

A primeira Obmep foi realizada em 2005 e teve a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas. A segunda edição contou com 14 milhões de estudantes – um aumento de 35% em relação ao ano anterior – de 32 mil escolas. Na terceira olimpíada, o número de inscrições superou as expectativas e ficou em 17,3 milhões de alunos, de 38 mil escolas de todo o país.
A Obmep é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Tem como objetivo incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação e Cultura

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS