O projeto tem como principal objetivo sanar as dificuldades e deficiências de aprendizagem de alunos do ensino regular de 1º ao 5º ano.
A primeira capacitação ocorrerá nesta terça-feira, 03, para cerca de 34 diretores e coordenadores das escolas de Gurupi e será ministrado pela Delegacia Regional de Ensino – DREA. O curso visa apresentar o projeto para os educandos, mostrando suas metas e benefícios e ainda como vão funcionar as aulas.
Á princípio as aulas vão ocorrer em três escolas da rede municipal, são elas: Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, Escola Municipal Agripino de Souza Galvão e uma das duas escolas que estão em período de avaliação, a Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim e a Escola Municipal Joel Ferreira de Soares. Segundo com a coordenadora de programas do município Maria Heloísa Lino Peixoto, “Isso ocorre porque antes é preciso um período de adaptação do projeto. O Circuito Campeão já é uma realidade para as escolas estaduais e agora também será para as 17 escolas municipais de Gurupi. Nesse primeiro contato vamos fazer de tudo para que não restem dúvidas sobre a importância dele para a melhoria do ensino”, afirma a coordenadora.
De acordo com as previsões da secretaria até o ano que vem o projeto já deve estar expandido a todas as escolas do município. A meta é que esse ano o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, de Gurupi atinja a média nacional de 6.0. Para a supervisora do projeto Sueli Sipriano Leal, “O Circuito Campeão só vem a agregar mais qualidade ao nosso ensino. Precisamos aumentar os índices de aprendizado dos nossos alunos. A atitude do secretário em trazer novos programas é fantástica. Agora é ir à luta pra depois colher os bons resultados!”, disse Leal.
O Circuito Campeão introduz políticas de alfabetização e de acompanhamento de resultados nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Atualmente, no total, 617 municípios utilizam o Programa na rede pública de ensino.
O Programa aplica a metodologia de gerenciamento dos Programas Se Liga, de alfabetização, e Acelera Brasil, de aceleração do aprendizado nas escolas, secretarias municipais e estaduais de ensino, garantindo o sucesso do aluno na trajetória escolar. Para se ter uma idéia do impacto do Programa, em 2006, 90% dos alunos acompanhados pelo Circuito Campeão foram alfabetizados e 92% foram promovidos.
Ensino Fundamental
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-
- RECOMENDADAS
-
100% das escolas estaduais oferecem Mais Educação a alunos do ensino fundamental
No Tocantins, as 390 unidades de ensino da rede estadual, que ofertam o...
-
Aprovado parecer de Dorinha quanto à obrigatoriedade da língua espanhola
A Comissão de Educação aprovou por unanimidade o parecer da deputada...
-
Garantia de acesso a menores de 6 anos à 1ª série
Na sentença, o juiz dá um prazo máximo de 30 dias para que a União comunique...
-
Prefeitura de Palmas irá inaugurar uma quadra poliesportiva
A quadra é da Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada na quadra 1.006 Sul.
-
Inscrições abertas para o Concurso de Cartas dos Correios
E cada unidade escolar participará com até duas redações na etapa estadual.