Da Redação
Por Elvio Marques
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu inscrições para o processo seletivo que vai preencher 4.250 vagas temporárias de agente de pesquisas em todo o país. 557 vagas foram abertas para Sâo Paulo, em 85 cidades. O cargo exige nível médio de escolaridade e tem remuneração de R$ 850.
Inscrições:
As inscrições serão efetuadas até 19 de setembro pelo endereço eletrônico www.consulplan.net ou nos Postos de Inscrição Informatizados nos municípios onde houver vagas, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A taxa é de R$ 20.
Vagas:
As vagas são para 554 municípios distribuídos pelos 26 estados e no Distrito Federal (veja o edital). Os agentes de pesquisas e mapeamento tem como função visitar casas, estabelecimentos e órgãos públicos de acordo com o tema a ser pesquisado para coleta de dados de pesquisas estatísticas.A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Os serviços serão prestados pelo prazo máximo de 24 meses. Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados. Os candidatos contratados, durante a prestação de serviços temporário, serão avaliados mensalmente, observados os seguintes fatores: cumprimento de prazos, qualidade do trabalho e assiduidade.
O contratado receberá auxílio-alimentação e auxílio-transporte, assim como terá direito a férias e ao 13º salário.
As provas têm data inicialmente prevista para 30 de outubro, simultaneamente nos 467 polos de provas definidos, em local a ser informado de
O cargo de agente de pesquisas e mapeamento terá provas objetivas com as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, conhecimentos gerais, noções de informática e geografia. As convocações deverão ser realizadas a partir de 24 de novembro deste ano.
Tocantins:
No Tocantins, segundo o site da Consuplan, serão 41 vagas. As quais serão destinadas para Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis.