Termina na próxima quarta-feira, dia 15, o prazo para que as escolas públicas de educação básica informem ao Censo Escolar a situação dos alunos matriculados nos estabelecimentos. Após esse período, o sistema estará fechado. O Censo Escolar é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e serve como base para todos os programas de transferência direta de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para os estados e municípios, como a merenda e o transporte escolar.
Os dados a serem fornecidos pelas instituições de ensino referem-se à movimentação (transferência ou abandono) e ao rendimento (aprovação ou reprovação) dos estudantes no fim do ano letivo de 2008. Essas informações são complementares ao Censo Escolar 2008, que coleta os dados até a última quarta-feira do mês de maio de cada ano. No entanto, os dados sobre movimentação e rendimento só são coletados no ano seguinte.
Ideb – Sem esses dados, o FNDE fica impossibilitado de calcular os valores que devem ser repassados para escolas, estados e municípios referentes aos programas Dinheiro Direto na Escola, da merenda e do transporte escolar, por exemplo. Além disso, o Ministério da Educação não pode determinar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, já que a taxa de aprovação ou reprovação faz parte do cálculo do índice.
O Ideb é divulgado a cada dois anos e expressa, em valores, os resultados mais importantes na educação, que são a aprendizagem e o fluxo escolar. As escolas que não informam ao MEC a situação de seus alunos ficam fora dos indicadores educacionais e, consequentemente, sem Ideb.
Para acessar o sistema e informar a situação do aluno ou verificar as informações já prestadas, o gestor deve entrar com seu login e senha na página do Educacenso.
Ensino Fundamental
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-
- RECOMENDADAS
-
100% das escolas estaduais oferecem Mais Educação a alunos do ensino fundamental
No Tocantins, as 390 unidades de ensino da rede estadual, que ofertam o...
-
Aprovado parecer de Dorinha quanto à obrigatoriedade da língua espanhola
A Comissão de Educação aprovou por unanimidade o parecer da deputada...
-
Garantia de acesso a menores de 6 anos à 1ª série
Na sentença, o juiz dá um prazo máximo de 30 dias para que a União comunique...
-
Prefeitura de Palmas irá inaugurar uma quadra poliesportiva
A quadra é da Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada na quadra 1.006 Sul.
-
Inscrições abertas para o Concurso de Cartas dos Correios
E cada unidade escolar participará com até duas redações na etapa estadual.