O curso de Licenciatura em Química da UFT – Araguaína realiza entre os dias 01 a 03 de dezembro, o “Simpósio em Comemoração ao Ano Internacional da Química”, no campus de Araguaína, no Setor Coimba. O objetivo do evento é reunir alunos de graduação, professores das escolas públicas e particulares e a comunidade para discutir sobre a Química e o ensino desta nas unidades escolares.
De acordo com a Prof. Viviane Lima, membro da Comissão Organizadora do evento e professora do curso de Química na UFT é preciso apresentar a Química de maneira mais interessante e curiosa aos alunos em sala de aula. “Uma linguagem mais acessível para mostrar como a Química é importante, quão abrangente ela é no dia a dia, na dinâmica nos seres vivos, no planeta e nos astros celestes. Deixar mais claro seus inúmeros benefícios para a qualidade de vida e seu papel na energia, saúde, comunicação, agricultura e alimentação, suportes básicos da vida moderna”.
O evento contará com professores de renome nacionais sobre o ensino de química e química. Entre eles, o Prof. Dr. Attico Chassot que ministrará palestra sobre o “Ensino de Química e o Ano Internacional da Química” e o Prof. Gerson Mól com a palestra “Ensino de Química e as atividades experimentais.”
Confira aqui a programação completa
Além de palestras e conferências, os participantes poderão participar de mini-cursos onde aprenderão sobre a Química e a Arte ensinando como estampar camisetas, “faça você mesmo uma tinta magnética”, produção de detergente biodegradável, produção de sais de banho, entre outras curiosidades.
Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 1º de dezembro. Mais informações pelo site www.uft.edu.br/eventos ou pelo telefone 2112.2274.
Ano Internacional
O Ano Internacional da Química foi uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). Com o slogan "Chemistry: our life, our future", a comemoração foi aprovada na 63ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de celebrar as grandes conquistas da Química e sua enorme contribuição para o bem-estar da humanidade. A ideia é uma comemoração global, que aproxime crianças, jovens e adultos através de atividades educativas e de divulgação da Química.
O ano de 2011 concide com o 100º aniversário do prêmio Nobel em Química concedido a Marie Curie (1867-1934), pela descoberta dos elementos rádio (Ra) e polônio (Po), o último uma homenagem a sua terra natal. Oito anos antes, Marie havia recebido o prêmio Nobel em Física pela descoberta da radioatividade, juntamente com seu marido Pierre e Henri Becquerel.
Com informações de Poliana Macedo de Sousa - Mestranda em Ciências do Ambiente - UFT