Professores e diretores das escolas públicas de ensino fundamental já podem começar a analisar quais são os livros didáticos mais adequados para seus alunos usarem a partir de 2010. Está disponível no sítio eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o Guia do Livro Didático, com o resumo das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático.
O guia é resultado de um criterioso processo de avaliação das obras inscritas pelas editoras. Ele traz a resenha, a estrutura e uma análise crítica dos aspectos conceituais, metodológicos e éticos de cada livro e sugere caminhos para práticas pedagógicas.
Além da versão eletrônica, o FNDE vai enviar um guia impresso para todas as escolas públicas que oferecem ensino fundamental.
Anos iniciais – Este ano, os professores e diretores vão escolher obras das disciplinas de português, matemática, ciências, história e geografia destinadas aos estudantes dos anos iniciais desse nível de ensino (1º ao 5º ano). Todos os livros devem estar adaptados às novas normas ortográficas da língua portuguesa.
O período para a escolha – que será feita apenas pela Internet, em www.fnde.gov.br – vai de 8 a 28 de junho, mas os professores devem analisar desde agora as melhores alternativas para o projeto pedagógico de cada escola. “Eles devem se reunir, discutir as obras ofertadas e optar pelas mais adequadas a cada disciplina”, diz Sonia Schwartz, coordenadora-geral dos programas do livro do FNDE.
Devem ser escolhidos dois livros para cada série e disciplina. Caso não seja possível comprar a primeira alternativa, o FNDE enviará à escola o segundo selecionado. “Por isso, a escolha da segunda obra deve ser tão criteriosa quanto a da primeira”, afirma a coordenadora-geral.
Ensino Fundamental
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-
- RECOMENDADAS
-
100% das escolas estaduais oferecem Mais Educação a alunos do ensino fundamental
No Tocantins, as 390 unidades de ensino da rede estadual, que ofertam o...
-
Aprovado parecer de Dorinha quanto à obrigatoriedade da língua espanhola
A Comissão de Educação aprovou por unanimidade o parecer da deputada...
-
Garantia de acesso a menores de 6 anos à 1ª série
Na sentença, o juiz dá um prazo máximo de 30 dias para que a União comunique...
-
Prefeitura de Palmas irá inaugurar uma quadra poliesportiva
A quadra é da Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada na quadra 1.006 Sul.
-
Inscrições abertas para o Concurso de Cartas dos Correios
E cada unidade escolar participará com até duas redações na etapa estadual.