Educação Militar

Colégio Militar de Palmas inicia ano letivo com aula inaugural

Assim como as demais escolas da rede pública estadual, o Colégio Militar de Palmas retomou suas atividades nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, com a realização da aula inaugural para os alunos veteranos e novatos do ano letivo de 2012.

A aula tem o objetivo de estabelecer as diretrizes educacionais e disciplinares pensadas para 2012. Para receber os alunos, o Colégio Militar preparou uma diversidade de atividades como cântico do hino nacional, apresentações de grupo de dança, fanfarra e de todo corpo docente.

O Colégio Militar de Palmas, que já contava com cerca de 1.500 alunos dos ensinos médio e fundamental, do CMP (antigo CEM de Palmas) e do Anexo I, situado na quadra 403 sul, na capital, conta este ano com mais 395 estudantes que foram selecionados por meio do processo seletivo.

Para o diretor do CMP, tenente coronel Edvan de Jesus Silva, “em 2012 o Colégio Militar inicia com novos horizontes, pois os alunos foram selecionados e isso tende a melhorar consideravelmente a aceitação da filosofia escolar por parte de pais e dos próprios alunos. Nossa proposta é inserir uma pedagogia moderna e participativa; mas para isso precisamos que a família e a escola caminhem de mãos dadas, em sintonia”, afirmou o diretor.

Histórico
O Colégio Militar de Palmas (CPM) foi instalado em 18 de agosto de 2009. A nova unidade de ensino surgiu de uma parceria da Polícia Militar do Tocantins com a Secretaria Estadual de Educação, com a nobre missão de contribuir para a educação de jovens tocantinenses, visando um ensino de qualidade e a formação cidadã e integral dos discentes.

Inicialmente como CEPMIL - Centro de Ensino Profissionalizante da Polícia Militar, foi instalado num prédio cedido pela Secretaria Estadual de Educação, na Quadra 403 Sul, Al 4, APM 07 – Plano diretor Sudoeste de Palmas.

Sob a direção do coronel QOPM Clovis Alves de Sousa, o Colégio Militar iniciou sua história com 240 alunos matriculados nos três cursos profissionalizantes - Técnico em Informática com ênfase em redes, Técnico em Instrumento Musical e Técnico em Trânsito com ênfase em educação. Os cursos são oferecidos gratuitamente para militares e comunidade em geral, nas modalidades de EMI – Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e PROEJA.

Devido à grande demanda, no início de 2010 o número de alunos matriculados no Colégio Militar subiu para cerca de 2.000, sendo 1.200 do ensino médio e 800 do ensino fundamental, tornando-se necessária a ampliação das instalações e a aquisição o prédio do então Centro de Ensino Médio de Palmas (CEM), onde atualmente funciona o Ensino Médio do CMP.

Fonte: Secom-TO

TWITTER