Especiais

França recebe alunos e professores da Unitins para intercâmbio

Graças a um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia (Sect), Unitins – Universidade do Tocantins e o CNAM – Conservatório Nacional das Artes e Profissões da França, estudantes e professores das duas instituições de ensino vão poder participar de intercâmbio científico e cultural.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado, em Paris, pelo secretário da Sect, Borges da Silveira, o vice-reitor da Unitins, Fernando Spanhol, o reitor e administrador Geral do CNAM, Christian Forestier, e representantes do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França e da Embaixada brasileira, em Paris.

Os estudantes e professores da Unitins que forem à França terão as despesas custeadas pelo Governo brasileiro por meio do Programa BRAFITEC - Brasil-France-Ingénieur-Technologie (Tecnologia de Engenharia), um programa desenvolvido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que prevê a Cooperação Bilateral entre o Brasil e a França. A parceria ainda vai possibilitar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas nas áreas de energias renováveis, biodiversidade e Economia Solidária.

CNAM
O Conservatório Nacional das Artes e das Profissões é um grande ator na formação profissional superior da França. Ele faz parte do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa e possui três missões básicas: 1 - Formação Profissional para adultos: 2 - Pesquisa tecnológica e inovação; 3 – Difusão da cultura científica e técnica.

O CNAM tem status de estabelecimento de Ensino Superior e também um museu, que foi construído para conservar e propagar o conhecimento científico e tecnológico. Também é um instrumento de pesquisa e inovação em diálogo constante com as empresas.

Fonte: Unitins

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS