A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Comitê Municipal de Redução de Danos, lança edital para seleção de interessados em ingressar como alunos na Escola de Redução de Danos do SUS, na Capital. As inscrições são gratuitas e iniciaram nesta quarta-feira, 29.
"O curso vai formar agentes redutores de danos, que irão atuar, junto aos profissionais de saúde, na implementação de políticas públicas, voltadas para populações de risco e suas vulnerabilidades”, salienta Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.
Ao todo são oferecidas 30 vagas para redutores de danos e outras 10 vagas para suplentes. Os selecionados terão direito a uma bolsa-auxílio, no valor de R$400,00 mensais. O início das aulas está previsto para maio de 2012, com duração de oito meses. As aulas teóricas e práticas serão ministradas pela Semus e pela Escola Técnica do SUS.
Inscrições
Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à Gerência de Educação na Saúde, na sede da Semus, localizada na 103 Sul, rua SO-07, lote 03, Edifício Durval Silva, entre às 14 e às 18h, munidos de originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, comprovantes de escolaridade, residência e da conta bancária em nome do candidato.
No ato da inscrição, também deverão ser entregues a ficha de inscrição, uma carta de intenção e a declaração de veracidade, cujos modelos estão disponíveis nos anexos do Edital, disponível no endereço eletrônico: http://portal.palmas.to.gov.br/media/doc/_28_2_2012_15_18_57.pdf. Serão aceitas inscrições por procuração reconhecida em cartório ou via postal.
As vagas são destinadas aos candidatos residentes em Palmas, mesmo com vínculo empregatício, como servidores municipais e estaduais, membros de organizações não-governamentais (ONG) e voluntários em ações de redução de danos com populações vulneráveis. O edital também prevê vagas para os municípios de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional.
Processo seletivo
O processo de seleção consistirá em duas fases, ambas de caráter eliminatório. A primeira fase da seleção inclui prova de interpretação e entrevistas, enquanto a segunda fase consiste em um curso de formação promovido pelo Comitê Municipal de Redução de Danos.
Redutor de danos
“O trabalho do redutor de danos contribui de forma efetiva para a ampliação do acesso aos serviços de saúde e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida de grupos vulneráveis, como os usuários de drogas”, explica Max Alberto Leite, coordenador do Comitê Municipal de Redução de Danos.
Segundo Leite, o agente redutor de danos recebeu recentemente reconhecimento do Governo Federal como profissional de saúde, cujas atribuições estão ligadas aos programas de prevenção e recuperação de populações vulneráveis.
Cronograma
(Com informações da Ascop Palmas )