Os estudantes do Tocantins que desejam se aventurar pelo universo da Astronomia e Astronáutica já podem se inscrever para participarem da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que será realizada em maio de 2012.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de março, por meio de cadastro no site www.oba.org.br, por um professor representante da escola, que aplicará as provas. Com a inscrição a escola está automaticamente convidada para participar da 6ª Mostra de Foguetes, evento que promove a prática de construção e lançamentos de foguetes feitos utilizando garrafas pets.
Podem participar da olimpíada, alunos de escolas públicas e privadas. Os testes da Olimpíada são realizados na própria escola, neste ano, os alunos de do 1º ao 5º ano do ensino fundamental vão construir um foguete feito de canudinho de refrigerante. Os alunos do 6º ao 9º, confeccionarão um foguete com tubinhos de papel. Nos dois modelos serão utilizados o princípio da impulsão para mover os foguetes.
Os alunos do ensino médio farão um foguete de garrafa pet, utilizando as teorias da Lei da Física da Ação e Reação e da Lei de Isaac Newton, com a utilização de combustível produzido a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio.
Os estudantes serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Este ano, a previsão é distribuir 30 mil medalhas. Todos os alunos receberão certificados de participação, materiais impressos, CDs com conteúdos de Astronomia, Astronáutica e Energia.
Os alunos selecionados serão convidados para participarem da Jornada Espacial, da Jornada de Energia e do Space Camp.
Em 2011, a Olimpíada distribuiu 33.307 medalhas e reuniu 803.180 alunos de 9.153 escolas de todas as regiões do país. Em 2012, a expectativa dos organizadores é atrair mais de um milhão de participantes.
O programa que é desenvolvido desde 2009, com recursos do – CNPq -Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A Olimpíada é uma realização da Sociedade Astronômica Brasileira pela Agência Espacial Brasileira e Eletrobrás Furnas. O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica.
Mais informações no site www.oba.org.br e por e-mail [email protected] e comunicação do CNPq, [email protected] .