Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques
A mobilização dos trabalhadores da Educação do Tocantins aconteceu hoje, 14, através de uma passeata pelas principais ruas da capital, Palmas. A paralisação tem como principais objetivos: o reajuste de 22,22% referente ao piso salarial para todos os profissionais de educação, pagamento das progressões, 1/3 da jornada para hora-atividade com 50% de livre-docência, 10% do PIB para a Educação e outras reivindicações.
“ Estamos reivindicando adequadas condições de trabalho aos professores, para que assim nossos alunos possam ter melhores condições de apreender em sala de aula. Além do reajuste do Piso para todos os profissionais de educação”, afirma o Professor da Escola de Tempo Integral Padre Josino Tavares, Alex Alves de Souza.
Os educadores do Tocantins reivindicam também: Respeito a lei do PSPN ( lei n° 11.738), manter e melhorar as conquistas dos educadores, revisão dos planos de carreias, pagamento das progressões aos servidores estaduais, enquadramento dos funcionários administrativos no quadro da educação, equiparação salarial entre – Professores Normalistas -PRONO e Professores da Educação Básica – PROEB no estado, retorno dos remanescentes de Goiás ao IGEPREV - Instituto de Gestão Previdenciária.
Segundo o SINTET - Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins amanhã, 15, haverá panfletagem sem paralisação.
Mobilização Nacional:
A paralisação “A educação quer mais” acontece em todo o Brasil. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE as mobilizações até 16 de março.
Confira o Cronograma para os outros municípios tocantinenses:
ARAGUAINA:
- Dia 15 paralisação geral (todos parados), concentração as 07:00 no SINTET e caminhada até a Praça da Bandeira no centro da cidade.
AUGUSTINÓPOLIS:
- Paralisação geral nos 3 dias, dia 14 na sede em Augustinópolis vai ter o “Encontrão” para debate dos temas (local a ser definido pela Regional).
GUARAI:
- Paralisação geral dia 16, com concentração em Guaraí na Feira coberta a partir das 08:00
GURUPI:
- Paralisação geral dia 16 com concentração na praça da Igreja Nossa Senhora da Abadia
MIRACEMA: - Paralisação dia 16 com caminhada a partir das 08:00 saindo da Praça Doracy de Morais.
PORTO NACIONAL:
- Paralisação geral nos 3 dias. Dia 14 concentração a partir das 07:00 na Praça da Catedral
COLINAS:
- Paralisação geral dia 16 com atividade em Colinas, concentração as 8:00 no Caribe Clube.
PARAÍSO:
- Paralisação geral dia 16, concentração na sede do SINTET a partir das 14:00
TOCANTINÓPOLIS:
- Paralisação geral dia 16, com ato público a partir das 8:00 em Tocantinópolis (local a definir)
SUDESTE:
- Paralisação geral dia 16, panfletagem nas cidades de Natividade, Taguatinga e Dianópolis. Outros municípios estarão paralisados e organizando suas manifestações.