Especiais

Natividade inicia Encontro de Formação Continuada

Cerca de quarenta profissionais que atuam como professores e técnicos nos Colégios Agrícolas de Pedro Afonso, e de Natividade, na região sudeste do Estado, estão participando no auditório da Câmara de Vereadores, de Natividade, de um Encontro de Formação Continuada, promovido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia.

Nesta quarta-feira, 11, o superintendente de Programas e Parcerias da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Romão Miranda Vidal abriu o encontro destacando a importância do Agronegócio no Ensino Agropecuário. Usando uma metáfora ele disse que, “Os professores e educadores são verdadeiros artífices, que vão moldar a pedra bruta, o aluno, para que ele saia dos nossos colégios como verdadeira joia rara, um profissionais qualificado.” Argumentou.

Na sequência o analista da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Claudio França Barbosa, proferiu palestra sobre, “Agricultura de baixa emissão de carbono”, enfatizando a importância do plantio direto, a reforma de pastagens degradadas e o modelo de ILPF – Integração de Lavoura, Pecuária e Floresta, que vem sendo utilizado como alternativa de produção de baixo carbono.

Para a coordenadora de Educação Técnica e Tecnológica da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Joana Dias, a Formação é uma ferramenta que possibilita ao educador ampliar as técnicas de ensino em sala de aula e nas atividades de campo.

 

A professora do curso Técnico em Agropecuária, em Pedro Afonso, Fabrícia Mendes Ferreira Porfírio, está entre as participantes. “esta Formação é de grande valia porque a gente tem a oportunidade de aprimorar os conhecimentos para poder repassar aos alunos, a troca de informações entre os dois colégios e entre os professores das áreas pedagógicas e técnicas, além da interação entre os colegas”, afirmou a professora.

Até sexta-feira, 13, os profissionais vão participar de palestras e oficinas sobre agronomia, agropecuária, discussão da organização curricular do curso Técnico em Agropecuária, didática de ensino, vinculação e articulação do currículo com os APL’s – Arranjos Produtivos Locais e palestra motivacional.

Os palestrantes são da UNITINS - Universidade do Tocantins, Faculdade Católica e EMBRAPA, que se dispuseram em desenvolver esta parceria com a Secretaria da Ciência e Tecnologia. ( Com informações da Secet-TO)

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS