O Governo do Estado do Tocantins deve lançar, na próxima quinta-feira, 26, dez editais de incentivo à pesquisa científica. O evento acontece no auditório do Palácio Araguaia a partir das 14 horas e contará com as presenças dos presidentes do Confap – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa, Mário Borges Neto, e do CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, Gláucius Oliva.
De acordo com a presidente da Fapt- Fundação de Amparo à Pesquisa, Andrea Stival, os editais irão englobar diversas áreas do conhecimento e um deles deve beneficiar, inclusive, alunos do ensino médio. “Esse é o edital do programa Teotônio Segurado que tem a intenção de despertar o interesse dos jovens estudantes do ensino médio à pesquisa científica”, disse ela.
Podem concorrer às bolsas pesquisadores matriculados no programa de doutorado da Universidade de Avero, em Portugal; docentes matriculados em cursos de mestrado ou doutorado, em instituições brasileiras; ou profissionais de outros segmentos que desenvolvam pesquisas em áreas diversas e que tenham o interesse de que seus projetos tornem ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas no Estado.
O número de vagas ainda está em desenvolvimento e deve ser anunciado na data do lançamento dos editais. Além das bolsas, a Fapt também tem a intenção de fomentar a publicação de pesquisas e a realização de eventos de cunho científico no Tocantins. “Para isso desenvolvemos três editais que englobam o estimulo à publicação, ao desenvolvimento de revistas cientificas e a participação e realização de eventos científicos”, explicou a presidente.
Os beneficiados pelos editais não terão a obrigação de devolver o montante investido ao Governo. Andrea Stival explicou que o ressarcimento acontecerá através da prestação de serviços. “Eles devem colaborar com a formação de novos pesquisados levando para as escolas de ensino médio, públicas ou privadas, um pouco de sua experiência”, destacou.
A presidente também ressaltou que o Governo deseja fortalecer desenvolvimento técnico científico, fazendo com que o Tocantins seja referencia nacional no âmbito do desenvolvimento de pesquisas. “É para isso que estamos trabalhando desde a base, que é o ensino médio, até os profissionais mais habituados a realização de pesquisas”, finalizou.
Fonte: Secom - TO