Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques
“Existem pessoas que não tem oportunidades como esta que o Telinha nos proporciona”. É o que afirma a ex-aluna Rúbia Micaelly Conceição ao falar sobre a importância da ONG Casa da Árvore – Projeto Telinha de Cinema durante evento nesta última sexta-feira, 29, que finalizou as atividades na quadra Aureny I, em Palmas – Tocantins. A ONG terá novo local para realização de suas atividades na capital.
“Hoje estamos finalizando as atividades desse semestre e em preparação de uma nova turma do telinha, em uma nova localidade, que representa também uma continuidade de um trabalho que só tende a crescer. Já que o telinha não pode se prender somente a uma única localidade, mas que alcance também outras regiões do Brasil, para que assim o telinha mostre do que é capaz”, afirma a Coordenadora Pedagógica do Projeto e acadêmica de Jornalismo, Inaê Lara Ribeiro.
Cerca de quatro anos o projeto telinha de cinema atende adolescentes e jovens palmenses entre 13 e 18 anos. Desde 2008, as aulas e atividades aconteciam no Aureny I, em Palmas. O projeto, por sua vez, incentiva os alunos na produção de vídeos usando o celular. Atualmente é patrocinado pela Petrobrás e realiza atividades em Palmas- Tocantins e Goiânia – Goiás.
A noite dessa última sexta-feira foi marcada pelo encerramento das atividades do semestre e a finalização das atividades na região da quadra Aureny I. O evento além de entrega de certificados, apresentou aos presentes (alunos, ex-alunos, colaboradores, amigos e professores do projeto) os principais vídeos produzidos pelos alunos durante os quatro anos do telinha na região.
“Tivemos uma aproximação muito intensa com a região. Hoje, estou saindo daqui gratificante pelo o que conseguimos transformar com o projeto. Porque o Telinha é exatamente isso: um projeto de transformação social”, emocionado afirma o Educador do Telinha e também estudante de Jornalismo, Daniel dos Santos.
A noite foi marcada também com a premiação da aluna Rúbia Micaelly, vencedora do prêmio Miragem - prêmio de audiovisual organizado na cidade de Miracema – Tocantins. O vídeo foi eleito como o melhor Pocket Movie, segundo o júri popular. “Aprendemos que o celular, além de ter várias ferramentas, ele nos possibilita produzir vídeos. E dá até para ganhar prêmios como o meu”, complementa feliz pela premiação, a ex-aluna Rúbia Micaelly Conceição.
A partir do segundo semestre desse ano, 2012, o Telinha de Cinema em Palmas atenderá o público entre as quadras 906 sul (ARSE 92) e 1206 sul (ARSE 122).
#ALBUM:15#